O Renascimento começou nas cidades mais badaladas da península itálica, dentre elas Siena, Florença, Milão. Os governantes dessas cidades eram homens muito ricos e poderosos, que usaram seus poderes e influências através do financiamento dos artistas e pensadores renascentistas da época. Por agirem dessa forma ficaram conhecidos como MECENAS. O que queriam os mecenas ao patrocinarem os artistas e pensadores do Renascimento?
Soluções para a tarefa
Ao patrocinarem os artistas e pensadores do renascimento, os chamados mecenas estavam atrás de melhorar suas reputações diante da comunidade onde viviam.
Os interesses dos mecenas
Havia uma boa dose de satisfação pessoal envolvida nos investimentos realizados pelos mecenas, pois grande parte deles almejava títulos de nobreza, e portanto deveriam demonstrar afinidade com o conhecimento artístico que era considerado bom pela classe da nobreza.
Caso um mecenas patrocinasse o trabalho de um escultor, para que ele esculpisse a estátua para um parque público, por exemplo, aumentavam as chances de que a população, incluindo a classe da nobreza, olhasse este gesto com bons olhos.
Os mecenas poderiam ser comerciantes ricos, donos de terras e propriedades, banqueiros ou até mesmo bispos.
Saiba mais sobre o Renascimento em https://brainly.com.br/tarefa/53222362
#SPJ1