O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que: *
a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência
teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.
Soluções para a tarefa
Resposta: se for pelo classroom
1. os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.
2. A visão de mundo político-religiosa medieval continuava a ser o elemento fundamental para a compreensão do homem e do mundo.
Explicação:
1. A época conhecida hoje por Renascimento, foi um período de extrema valorização da natureza e do ser humano enquanto indivíduo, conhecido também pelo termo “antropocentrismo” que significa “homem no centro”, ou seja, o pensamento dos intelectuais, artistas, políticos e até mesmo cidadãos comuns, estava voltado para a construção de um indivíduo em busca de riquezas da ciência, da intelectualidade, deixando de lado o pensamento religioso.
2. Todas as afirmações estão corretas exceto a alternativa “c” que afirma que a visão de mundo político-religiosa medieval era o elemento fundamental para a compreensão do homem e do mundo, sendo que os renascentistas buscaram na antiguidade clássica, pensamentos e inspirações intelectuais e artísticas, além de que a abertura comercial, proporcionada pelas grandes navegações, abriu as portas para novos pensamentos e conhecimentos.
Resposta:
letra E
Explicação:
A valorização do ser humano (antropocentrismo) foi uma das bases fundamentais que definiram o desenvolvimento dos princípios estruturantes do Renascimento. O experimento foi uma das premissas que lançavam o ser humano ao conhecimento do mundo. Dessa forma, a razão e o conhecimento das coisas se mostraram intimamente vinculados ao longo desse processo.