O relógio de luz é um instrumento instalado na entrada dos fios de energia elétrica vindos da rua em um estabelecimento com a finalidade de mensurar a quantidade de energia consumida por em seu interior. Para que isso seja possível o relógio, mediante à tensão elétrica a que está submetido marca: 2 pontos
a) a intensidade de corrente elétrica que o percorre, já que P = U.i. =
b) a potência elétrica desenvolvida já que P E/t
c) a resistência elétrica do circuito já que R = U²/P
d)a potência dissipada no circuito em joules por segundo já que a energia é dada por E = P.t
Soluções para a tarefa
O relógio de luz marca a intensidade de corrente elétrica (i), já que P = V * i. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Para entender mais sobre a energia elétrica, vamos aprender mais sobre potência elétrica.
O que é potência elétrica e energia elétrica?
Potência elétrica é a grandeza escalar calculada através da fórmula P = V * i, cuja unidade é [W] (watts) ou, no SI, [J/s] (joule por segundo).
Os medidores de energia ou também conhecidos como relógios de luz são aparelhos eletro eletrônicos que fazem duas medições: tensão elétrica e a corrente elétrica.
Com base nessas duas medições, é possível calcular a potência elétrica instantânea no circuito, isto é, a potência que está passando pelo medidor naquele exato momento. Com esse valor, o medidor vai somando esses valores a cada segundo de maneira a ter a energia elétrica.
A energia elétrica é o valor acumulado (somado) da potência elétrica em um determinado intervalo de tempo, isto é. E = P * t, cuja unidade usual [J] (joule). A forma de cobrança da energia elétrica é dada em [kWh] (quilo watts por hora), que é um valor melhor compreendido na fatura mensal de energia.
Diante das afirmações, o relógio de luz faz a medição da intensidade de corrente elétrica em conjunto com a tensão elétrica para a obtenção direta da potência (mediante cálculo) e, mensalmente, o valor somado segundo a segundo dessa potência que é a energia elétrica em [kWh]. Por isso, a alternativa correta é a A.
A alternativa B é incorreta tanto pela energia ser derivada da potência (e não o contrário como está descrito) como a medição da potência ser feita através de cálculos e não medida diretamente.
A alternativa C é incorreta pela razão de que o medidor não mede a resistência e sim tensão e corrente. Já a alternativa D é incorreta pelo fato de que o medidor não realiza a medição direta de potência, como já explicado.
Saiba mais sobre potência elétrica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52988537
#SPJ1