Geografia, perguntado por cheilakoch, 1 ano atrás

O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta que se originam e transformam-se sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. O primeiro, endógenos: atuam de dentro para fora (deformando), por exemplo, vulcanismo e tectonismo; o segundo, exógenos: atuam na superfície (modelando), por exemplo, intemperismo e a antropicidade.

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Edusp, 1997 p. 75.

Sobre a classificação do relevo brasileiro, é correto afirmar que:

ALTERNATIVAS


A primeira classificação do relevo foi descrita pelo professor e geógrafo Milton Santos na década de 1940. Utilizava como parâmetro de análise as cotas altimétricas e desconsidera as ações dos intempéries.


De acordo com os estudos realizados por Milton Santos, o Brasil foi dividido em oito unidades de relevo. As principais eram caracterizadas segundo a morfologia das drenagens e das formas do relevo.


A classificação de Aziz Ab' Sáber foi elaborada na década de 1950, pelo então professor de Geografia da Universidade de São Paulo. O critério utilizado para classificação do relevo desprezava o nível altimétrico.


A classificação mais antiga do relevo brasileiro foi desenvolvida em 1990, pelo também professor da USP, Jurandyr Ross. Substituía as fotos aéreas por imagens de satélites do projeto radambrasil.


Para Ab' Sáber, apenas os processos geomorfológicos eram critérios de classificação do relevo, como estabelecia Jurandir Ross. Ambas as classificações não desprezavam as cotas altimétricas.


cheilakoch: C ?

Soluções para a tarefa

Respondido por rcarduim
9
A classificação de Aziz Ab' Sáber foi elaborada na década de 1950, pelo então professor de Geografia da Universidade de São Paulo. O critério utilizado para classificação do relevo desprezava o nível altimétrico.
Respondido por 107jonatas
1

Resposta: Alternativa 3 (C)

Explicação: Pagina 46 do Livro: Geografia do Brasil

A classificação de Aziz Nacib Ab’Saber foi elaborada na década de 1950, pelo  professor do departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP)  Ab’Saber. O critério utilizado para a classificação despreza o nível altimétrico,  assim, fazendo a contraposição aos trabalhos de Aroldo de Azevedo. Ab’ Saber,  em sua classificação, dá ênfase aos processos geomorfológicos, principalmente,  erosão e sedimentação. Dessa forma, os planaltos são considerados superfícies  em que predomina o processo de desgastes, enquanto as planícies são consideradas uma área de sedimentação. Assim, segundo a classificação de Ab’Saber, o  relevo brasileiro é dividido em dez unidades: sete planaltos espalhados por 75%

do território e três planícies ocupando os 25% restantes do território

Perguntas interessantes