O relevo do Agreste é formado por planaltos e serras cujas altitudes variam entre 500 e 800 metros. As mais importantes formas de relevo são o Planalto da Borborema, que ocupa grande parte dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e os planaltos e as serras Leste-Sudeste, na Bahia, onde estão localizadas a Chapada Diamantina e a Serra Geral. Com base em seus conhecimentos, explique de que maneira essas formações contribuem para a ocorrência do clima semiárido na região Nordeste.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Olá
O relevo do Agreste e principalmente o Planalto da Borborema, contribuem formando uma barreira física para as massas de ar úmidas vindas do Oceano Atlântico. Conforme estas massas de ar avançam sobre o planalto, elevam sua altitude, e com as baixas temperaturas, condensam e precipitam a barlavento. A sotavento, quando as massas de ar cruzam os planaltos, a massa de ar encontra-se seca.
espero que tenha ajudado
Respondido por
7
Resposta:
O relevo do Agreste e principalmente o Planalto da Borborema, contribuem formando uma barreira física para as massas de ar úmidas vindas do Oceano Atlântico. Conforme estas massas de ar avançam sobre o planalto, elevam sua altitude, e com as baixas temperaturas, condensam e precipitam a barlavento.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás