O relevo da América do Sul é marcado por grandes variações de altitude, como bem indica o mapa a seguir. A partir da análise do mapa, identifique a alternativa que descreve de forma correta as características do relevo da região. Na região da Floresta Amazônica observa-se um relevo elevado, resultado dos dobramentos modernos que interferem na formação geológica da região. A costa oriental da região apresenta altitudes mais rebaixadas, influenciadas pelo relevo de formação recente que constitui a região. O relevo mais alto da América do Sul se forma na região da cordilheira dos Andes, uma região de formação geológica mais antiga, o que justifica as elevadas altitudes. As altitudes mais elevadas localizam-se na porção ocidental da América do Sul, região onde há encontro de placas tectônicas. O planalto Brasileiro apresenta as altitudes mais elevadas da América do Sul, resultado do processo de encontro de placas tectônicas, característica de uma formação mais recente
Soluções para a tarefa
Alternativas corretas
d)
Gabarito
Alternativa D
As áreas mais elevadas encontram-se na porção ocidental, onde se situa a cordilheira dos Andes. O encontro de placas tectônicas nessa área, que faz seu relevo ter uma formação recente, justifica as altitudes mais elevadas.
As demais alternativas estão incorretas, pois:
a) Na região da Floresta Amazônica há o predomínio de um relevo rebaixado, classificado como depressão relativa.
b) Na costa oriental da região, com destaque para o litoral brasileiro, há ocorrência de relevo de planície. Além disso, não são áreas de formação geológica recente.
c) Embora essa área apresente as estruturas de relevo mais elevadas da América do Sul, a sua formação não é antiga, e sim recente, caracterizada por dobramentos modernos.
e) O planalto Brasileiro não possui as altitudes mais altas da região. Além disso, situa-se no centro de uma placa tectônica, o que afasta a possibilidade de formação de montanhas recentes.
Resposta: A alternativa certa é D