O relatório da ONU intitulado O estado da população mundial, publicado em 2007, destaca que muitas famílias resolvem migrar do campo para as cidades "porque percebem as vantagens da vida urbana". No entanto, muitos planejadores e os que executam as políticas públicas querem prevenir o crescimento urbano. Com base no que você viu no capítulo, discuta essa questão, apontando eventuais vantagens e desvantagens para aqueles que procuram as cidades para viver.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vantagens: Maior oferta no número de empregos e infraestrutura melhor para o adulto e seus filhos (educação, saúde e saneamento básico.
Desvantagens: Poluição respiratória e sonora (causada pelo excesso de veículos automotivos que liberam CO2 e buzinam seus carros), falta de contato com a natureza (já que é raro encontrar locais na cidade que não foram transformados pelo homem), maior exposição a violência.
Explicação:
Lembre-se também que com o aumento do número de pessoas indo morar na cidade haverá um aumento no número de procura por moradias, logo de acordo com a lógica capitalista de mercantilização do solo (a terra vista como fonte de valor), haverá um aumento no preço dessas moradias. Nisso, consequentemente possibilitará a essas pessoas a ocupação de áreas mais afastadas do centro e possivelmente em locais inapropriados para a residência (o caso da ocupação dos morros no Rio de Janeiro).