O relatório Brundtland (1987) apontou alguns componentes básicos para o desenvolvimento sustentável, quais sejam o meio ambiente, a economia e a sociedade que, do ponto de vista da indústria, devem ser estudados de maneira sistêmica. Na indústria manufatureira, a transformação de recursos em produtos finais para a comercialização necessariamente consome recursos advindos da natureza, além da possível ocorrência de acidentes ambientais. As emissões e os resíduos gerados podem ser controlados e reduzidos por mudanças realizadas no sistema produtivo, em detrimento de novos princípios da Produção Mais Limpa (P+L), que visam principalmente a redução do uso de matérias primas não renováveis.
NETO, G. C. O.; GODINHO FILHO, M.; GANGA, G. M. D.; NAAS, I. A.; VENDRAMETTO, Os princípios e ferramentas da produção mais limpa: um estudo exploratório em empresas brasileiras. Gest. Prod., São Carlos, v. 22, n. 2, p. 326-344, 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2019 (adaptado).
Considerando as informações acima, em relação a P+L, avalie as afirmações a seguir:
I. Refere-se a uma estratégia preventiva aplicada a processos, produtos e serviços.
II. A reutilização de resíduos e emissões podem ser viabilizadas pela redução na fonte e pela reciclagem interna.
III. Trata-se de uma estratégia ambiental bastante difundida e recomendada às empresas, que devem estender os conceitos e práticas a todos os setores e estabelecer mecanismos de cooperação.
IV. Os elementos básicos dessa estratégia são: o foco no cliente, qualidade como uma dimensão estratégica, processos como unidade de análise, participação de todos, trabalho em equipe, parcerias com os clientes e fornecedores e melhoria contínua.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: I, II, III e IV.
P+L é a abreviação de produção mais limpa que consiste em uma aplicação contínua de estratégia ambiental, tecnológica e econômica que integra os produtos e processos de uma organização. Objetiva o aumento da eficiência da utilização de matérias primas, energia e água.
Essa estratégia ambiental é de importante utilização e visa o atendimento aos conceitos e práticas ambientais, econômicos, sustentáveis e de produção.
Bons estudos!
Resposta:
CORRETA a Alternativa 3: I e III, apenas.
Explicação:
I. VERDADE, vide p. 153 do livro. “A Producao Mais Limpa e uma estrategia preventiva aplicada a processos, produtos e servicos para minimizar os impactos sobre o meio ambiente.”
II. FALSO, vide p. 154 do livro. A reutilização de resíduos e emissões podem ser viabilizadas pela redução na fonte e pela reciclagem interna.
No caso, conforme o fluxograma apresentado, na P+L a REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS E EMISSÕES podem ser viabilizadas pela RECICLAGEM EXTERNA E OS CICLOS BIOGÊNICOS.
III. VERDADEIRO, vide p. 154 do livro. “A P+L e uma estratégia ambiental bastante difundida e recomendada as empresas, que devem estender os conceitos e praticas a todos os setores e estabelecer mecanismos de cooperação.”
IV. FALSO, vide p. 155 do livro. “Os elementos básicos dessa estratégia são: o foco no cliente, qualidade como uma dimensão estratégica, processos como unidade de analise, participação de todos, trabalho em equipe, parcerias com os clientes e fornecedores e melhoria continua (BARBIERI, 2007).” Esta questão diz respeito ao item 3. Qualidade Ambiental e, não, à P+L item 2.