O relativo sucesso com que a economia brasileira enfrentou a rápida deterioração do quadro externo entre 2008 e 2009 não pode ser explicado apenas pelos bons indicadores macroeconômicos que o país ostentava no início da crise. Bons indicadores foram certamente importantes. Reservas internacionais da ordem de US$200 bilhões e um sistema financeiro sólido fizeram grande diferença. E a atuação competente do Banco Central e certas medidas iniciais de estímulo fiscal foram importantes. Mas boa parte da resistência que a economia mostrou ao choque desestabilizador da crise tem outra explicação: a enorme redução de incerteza que adveio da consolidação do arcabouço de regras e instituições que pautavam a condução da política econômica no país, especialmente depois que ficou claro que tal arcabouço havia sobrevivido sem maiores danos ao difícil rito de passagem da transição política de 2002-2003.
ABREU, M. P. A Ordem do Progresso: dois séculos de política econômica no Brasil. 2 a ed. Rio de Janeiro, Elsevier/Campus. 2014.
Considerando o excerto acima e com base em seus conhecimentos sobre o segundo governo Lula, interprete as afirmações a seguir:
I. O banco central, atuou de forma correta durante o período da crise mundial.
II. As expectativas dos agentes econômicos garantiram a solidez da economia brasileira durante este período.
III. As reservas financeiras conquistadas antes da crise mundial influenciaram positivamente o Brasil quanto a crise deste período.
IV. O Arcabouço ao qual o texto se refere é o compromisso do governo Lula ao conteúdo da carta ao povo, ou seja, garantir políticas econômicas coerentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Sobre a atuação do segundo governo Lula durante a crise econômica de 2008 podemos afirmar que todas as alternativas apresentadas na questão estão corretas.
A Crise econômica de 2008
A crise de 2008 afetou o mercado financeiro global e trouxe consequências negativas tanto para Europa quanto para os Estados Unidos.
Esta crise teve inicio em setembro de 2008 quando na ocasião o banco americano Lehman Brothers faliu e as bolsas de valores despencaram em todo o mundo obrigando diversos países a implementar planos de socorro á economia com aplicação de bilhões de dólares no bancos.
No Brasil a crise de 2008 causou queda da bolsa de valores, aumento do Dólar, diminuição do crédito e redução de investimentos estrangeiros no país.
Entretanto os efeitos da crise foram mais amenos no Brasil em comparação com os países Europeus onde houveram violentos protestos como a Grécia.
Saiba mais sobre a crise econômica de 2008 aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8900661
#SPJ1