O relacionamento entre os diversos elementos de dados individuais armazenados em um banco de dados se baseia em uma das várias estruturas lógicas de dados. Existem cinco estruturas de bancos de dados fundamentais, conhecidas como modelo hierárquico, rede, relacional, orientado a objeto e multidimensional. Em cada uma delas, existe uma forma diferente de expressar a relação entre os elementos de dados do banco de dados. Considerando as estruturas de banco de dados, analise as afirmações a seguir:
I.A estrutura hierárquica é a estrutura de banco de dados mais utilizada atualmente, porque gera mais facilidade de uso para os administradores.
II. No modelo relacional, os elementos de dados dentro do banco de dados são vistos como se estivessem armazenados na forma de tabelas bidimensionais simples. III. O modelo orientado a objetos suporta a definição de “heranças”, ou seja, novos objetos podem ser automaticamente criados replicando alguma ou todas as características de um objeto “pai”.
Está CORRETO SOMENTE o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III.
e) I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) II é III.
Explicação:
I – Incorreta
As estruturas hierárquicas foram muito usadas nos primeiros sistemas de gestão de bases de dados mainframe. No entanto, devido às suas restrições, é freqüente que não possam ser usados para relacionar estruturas que existem no mundo real. As relações hierárquicas entre diferentes tipos de dados podem tornar muito fácil a resposta a algumas questões, mas muito difícil a resposta a outras.
II – Correta
Em um banco de dados relacional, os dados são armazenados em tabelas. Estas têm uma estrutura que se repetem a cada linha, de forma muito similar a uma planilha. Os relacionamentos entre as tabelas são feitos através da utilização de chaves.
III – Correta
Herança é um mecanismo que permite ao usuário definir tipos de
forma incremental, por refinamento de outros já existentes, permitindo composição de
tipos em que as propriedades de um ou mais tipos são reutilizadas na definição de um
novo tipo. De fato, ela corresponde à transferência de propriedades estruturais e de
comportamento de uma classe para suas subclasses.
As principais vantagens de herança são promover uma maior expressividade na
modelagem dos dados, facilitar a reusabilidade de objetos e definir classes por
refinamento.
Existem dois tipos de herança.
Herança simples:
Na herança simples um certo tipo pode ter apenas um
supertipo, da mesma forma uma classe herda diretamente de uma única
classe. É possível classificar esta herança em quatro subtipos: de
substituição, de inclusão, de restrição e de especialização.
Herança múltipla:
Nessa herança um tipo pode ter supertipos e os
mesmos refinamento de herança simples. Há basicamente dois tipos de
conflitos referentes à herança múltipla: entre o tipo e o supertipo e entre
múltiplos supertipos. O primeiro pode ser resolvido dando-se prioridade à
definição presente no tipo, e não a do supertipo. O segundo, é recomendado uma requisição explícita da intervenção do usuário.
Resposta:
c)
II e III.
RESPOSTA CORRETA
Em relação à afirmação II, as tabelas são a estrutura utilizada para armazenar os elementos de dados em um banco de dados que implementa o modelo relacional. Essas tabelas são compostas basicamente de linhas e colunas. Em relação à afirmação III, a estrutura orientada a objetos implementa todas as ideias propostas pela orientação a objetos, em especial a herança, a qual pode ser realizada com o objetivo de reaproveitar características e funcionalidades já implementadas em outros objetos do banco de dados.
Explicação: