O REINO MONERA
1- Quem são os componentes do Reino Monera?
2- Quais as possíveis formas de nutrição das bactérias?
3- Quais as possíveis formas de respiração das bactérias?
4- Explique a importância do processo de fermentação na produção de alimento?
5- Explique a importância das bactérias na Reciclagem de Matéria no ambiente.
6- Qual a importância das bactérias nitrificantes ou fixadores de nitrogênio?
7- O que são bactérias patogênicas? Cite exemplos de doenças causadas por bactérias.
8- Descreva sobre as cianobactérias.
9- Cite três relações ecológicas entre as bactérias e outros seres vivos. Cite exemplos.
Soluções para a tarefa
1- O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado).
2- A nutrição das bactérias. ... * Bactérias autótrofas – são aquelas que têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento, através da fotossíntese ou quimiossintese. *Bactérias heterótrofas – são bactérias que utilizam fontes externas para se alimentarem, como a respiração aeróbica ou a fermentação.
3- Muitas bactérias heterotróficas são anaeróbias obrigatórias, como o bacilo do tétano. São bactérias que morrem na presença de oxigênio. Outras espécies sobrevivem na presença de oxigênio - são as aeróbias obrigatórias. Um grupo curioso de bactérias é o que realiza uma respiração aeróbica.Nessa modalidade de metabolismo energético existem todas as etapas típicas da respiração celular.
4- Sua grande importância para a fermentação está em exemplos como a fabricação de iogurtes. Elas transformam o açúcar contido no leite (lactose) em ácido láctico. Desse modo, o leite torna-se azedo, mudando assim o seu pH. Isso faz com que a proteína do leite se precipite, formando o "coalho". Mas, em matéria de alimentação, além das bactérias que atuam no leite, há também aquelas que modificam o álcool etílico em ácido acético, formando o vinagre, que tempera saladas e diversos pratos.
5-A atuação das bactérias no ambiente também merece destaque: é extremamente importante para a reciclagem de matéria orgânica, ou seja, as bactérias, juntamente com os fungos, realizam o processo de decomposição transformando a matéria orgânica morta e devolvendo-a ao solo sob a forma de matéria inorgânica.
6-Outro aspecto importante, no âmbito ecológico, se refere ao ciclo do nitrogênio, pois os seres vivos não absorvem este elemento químico diretamente do ar (existem na atmosfera cerca de 71 %).
7-Bactérias patogênicas são bactérias que podem causar doenças. Embora a maioria das bactérias seja inofensiva ou frequentemente benéfica, algumas são patogênicas, com o número de espécies estimado em menos de cem que causam doenças infecciosas em humanos. as principais doenças causadas por elas:
Tuberculose; Hanseníase; Cólera; Tétano;
Difteria; Leptospirose; Coqueluche; Sífilis; Gonorreia.
8-Cianobactérias, também chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas, são micro-organismos procariontes capazes de realizar fotossíntese, mas não apresentam fotossistemas organizados em cloroplastos. Por essa razão, elas são, muitas vezes, comparadas com bactérias e algas.
9-mutualismo (uma união de que dependem dois seres vivos e na qual ambos são beneficiados) muito comum. Um exemplo disso ocorre entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago;
As bactérias também são amplamente utilizadas no combate as pragas na agricultura. Um exemplo disto é o Bacillus thuringensis, que ataca as larvas de determinados insetos, produzindo cristais de proteínas que acabam por romper seus intestinos;
Encontramos também as bactérias, juntamente com outros microorganismos, no tratamento biológico de águas de rios poluídos, em biorreatores, que, operados sob determinadas condições, resultam na estabilização da matéria orgânica poluente.