O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei então concluiu que aquela que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sanguíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões semelhantes. Analisando uma situação em que uma mulher de sangue A atribuía a paternidade de seu filho de sangue O a um homem de sangue B, o juiz não pôde chegar a nenhuma decisão conclusiva.
a) Qual deveria ser o grupo sanguíneo do homem para que a decisão pudesse ser conclusiva?
b) Com base no teste de DNA, o juiz concluiu que o homem era o pai da criança. Por que o teste de DNA permite tirar conclusões tão precisas em casos como este?
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta da A-
O sangue do homem teria que ser *O*
resposta da B-
para ser o pai precisa ter o mesmo sangue que o filho
Explicação:
explicacao da resposta A-
Por que para ser o pai ou a mae da crianca precisa do mesmo sangue do filho no caso O mais o homem nem a mae tem no caso o filho teria que ter A ou B entao ele nao e o pai ou ela nao e a mae
explicacao da resposta B-
O pai deveria ter o sangue O para ser o pai mesmo
Resposta:
Explicação:
A) Se o homem fosse do grupo AB, com genótipo IÞIß, não poderia ser o pai de criança O (ii).
B) O teste de DNA é capaz de comparar as sequências de bases nitrogenadas de "pais" e "filhos" com acerto de 99,9%. Se as sequências forem idênticas o indivíduo testado certamente é o pai biológico da criança.