O rei Luís XVI convocou a Assembleia Geral dos Estados, para encontrar uma solução para a crise francesa. Como aconteceu essa assembleia? Qual era a intenção do 1º e 2º Estado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Assembleia dos Estados Gerais (em francês, États Généraux) foi uma assembleia representativa e consultiva do Antigo Regime francês. Era composta por representantes de cada um dos Três Estados e configurava-se como o único órgão francês que representava o corpo da nação.[nota 1] A Assembleia dos Estados Gerais acontecia ocasionalmente, apenas quando convocada pelo rei em casos julgados necessários, como em momentos de crise ou guerra, por exemplo. Ainda que os Estados Gerais não fossem soberanos, configuravam-se como uma força representativa das Três Ordens, tendo como função, por exemplo, o aconselhamento do rei.
Os Estados Gerais se reuniram intermitentemente até 1614 e apenas mais uma vez em 1789, sendo dissolvida posteriormente pela Revolução Francesa.[nota 2] Até a convocação de 1614, a votação ocorria da seguinte maneira: os representantes de cada um dos Três Estados (Estados do reino) deliberavam sobre as pautas da Assembleia de forma separada, dando somente um voto em uníssono. O Primeiro Estado correspondia ao clero, o Segundo, à nobreza e o Terceiro, em linhas gerais, ao povo ou plebeus. Sendo assim, o voto de cada Estado correspondia a um terço do total.
1 Antecedentes
1.1 A França antes da convocação dos Estados Gerais
1.2 O alastramento da crise e a Assembleia dos Notáveis
1.3 Pressão para a convocação da Assembleia dos Estados Gerais
2 A convocação da Assembleia dos Estados Gerais
3 Desdobramentos
4 Bibliografia
5 Referências
6 Notas
Explicação: