O REI E A FÉ
Certa vez, um rei foi caçar com seu súdito que tinha muita fé e um imenso amor por seu Deus.
Este súdito sempre dizia ao rei que seu Deus era maravilhoso e tudo o que ele fazia era correto.
Durante a caçada, foram surpreendidos por um animal feroz, que atacou o rei. O rei logo gritou ao súdito que pedisse ao seu Deus que o salvasse, apesar de sua incredibilidade. Eis, que a vida do rei foi salva, porém a fera comeu-lhe um dedo. O rei ficou furioso e mandou prendê-lo por trinta dias na masmorra. Novamente o rei foi caçar, perdendo-se na mata e deparou-se com uma tribo de canibais, que o aprisionou para devorá-lo. Ao passar pela apreciação da hierarquia da tribo, perceberam que o rei era imperfeito, pois lhe faltava um dedo. Então, soltaram-no e, ao chegar no palácio, foi logo soltando o súdito que, muito feliz repetiu como sempre: - Meu Deus é maravilhoso e tudo o que ele faz é correto.
- Se o seu Deus é tão maravilhoso e correto, porque ele permitiu que eu o prendesse?
- Meu rei, se eu não estivesse preso, eu estaria com o senhor na caçada e, como eu tenho o corpo perfeito, quem os canibais devorariam?
Adaptado do Texto: O Rei e a fé.
_____________________________________________________________
1) Quem neste texto vivencia sua fé?
2) Na sua opinião, em que momento o rei valorizou a fé do seu súdito?
3) Na sua opinião pode-se identificar no texto a manifestação do sagrado? Que situação é essa?
4) O que o rei entendeu como manifestação do sagrado pode ser explicado de outra forma? Qual?
5) Em que momentos você pensa num ser superior?
Soluções para a tarefa
Sobre o texto o Rei e a fé, podemos responder as seguintes questões:
1) No texto quem realmente vivencia sua fé é o súdito do rei, pois ele confiava plenamente na vontade de seu Deus, e ainda sendo prendido na masmorra ele estava confiante e tinha a fé de que aquilo sucedeu por algum razão divina, assim quando o rei soltou ele, teve certeza de que sua fé era verdadeira.
2) O rei valorizou a fé do súdito quando os canibais soltarem ele, pois entendeu que ficar sem o dedo após aquele ataque foi o que realmente salvou sua vida.
3) Sim, pode-se identificar no texto a manifestação do sagrado quando:
- O Rei foi salvo pelas orações do súdito,
- O rei ficou sem o dedo após o ataque o que evitou que fosse comido pelos canibais
- O súdito foi prendido e se salvou de ser comido dos canibais
- O súdito foi liberado porque o rei comprovou a vontade de Deus.
4) O rei entendeu que a manifestação do sagrado muitas vezes não ocorre do jeito que esperamos ou queremos, porém, ela sempre visa que coisas melhores aconteçam nossas vidas.
5) Penso num ser superior quando há coisas que não podem ser explicadas com a ciência, como os milagres.
1 - Nesse texto quem realmente vivencia sua fé é o súdito do rei, visto que ele confiava plenamente na vontade de seu Deus.
Fé do súdito
O súdito mesmo passando por problemas até mesmo a ponto de ser preso, em nenhum momento perdeu sua fé, de modo que mesmo em uma situação totalmente desfavorável, agradeceu a Deus pelo ocorrido.
Se o súdito não tivesse sido preso pelo seu rei, muito provavelmente teria sido devorado pela tribo de canibais, por ter um corpo perfeito em relação ao rei, que por sua vez tinha um dedo a menos.
2 - O rei verdadeiramente valorizou o súdito quando os canibais soltaram o rei, pois ele entendeu que ele só sobreviveu pelo fato de ser considerado imperfeito por ter um dedo a menos.
Valorização do rei perante o súdito
O rei mandou prender o súdito pelo fato de ter sido atacado pela fera e ter perdido um dedo, o que fez o rei culpar o Deus do súdito, e por consequência mandar prender o súdito.
Posteriormente, o rei foi aprendido por uma tribo de canibais que não o comeu por ser imperfeito, neste momento o rei passa a valorizar o súdito.
3 - Sim, pode-se identificar no texto a manifestação do sagrado.
Manifestação do sagrado
Dentre algumas situações em que se pode identificar a manifestação do sagrado, pode-se citar:
- O súdito foi liberado porque o rei comprovou a vontade de Deus;
- O súdito foi prendido e se salvou de ser comido dos canibais;
- O rei ficou sem o dedo após o ataque o que evitou que fosse comido pelos canibais;
- O Rei foi salvo pelas orações do súdito.
Na moral da história, tem-se que Deus tinha um plano na vida do súdito e do rei.
4 - O rei entendeu que a manifestação do sagrado muitas vezes não ocorre do jeito que esperamos, todavia a manifestação do sagrado sempre visa que coisas melhores aconteçam nossas vidas.
Forma de manifestação do sagrado
Nem sempre a manifestação do sagrado ocorre de acordo com a vontade humana, por isso, existe uma frase popular que diz que Deus escreve certo por linhas tortas.
De acordo com a orações e com a própria bíblia, tem-se que a vontade de Deus sempre prevalece em relação à vontade dos homens.
5 - As pessoas tendem a pensar na existência de um ser superior quando existem situações que não podem ser provadas pela ciência ou quando estão passando por grandes problemas.
Existência de um ser superior
Existem acontecimentos na vida de humanos que são muito delicados a ponto de não ter solução no mundo físico, como por exemplo doenças sem cura.
Principalmente em situações como essas, as pessoas se apegam a um ser superior, na esperança e fé de que seus problemas sejam resolvidos por meio de milagres.
Saiba mais sobre fé e milagres em:
https://brainly.com.br/tarefa/44748780
https://brainly.com.br/tarefa/59516
https://brainly.com.br/tarefa/24870589
https://brainly.com.br/tarefa/49618142
https://brainly.com.br/tarefa/49547188
Bons estudos!