[...] O regime de trabalho nos canaviais era árduo. Os jesuitas pressiona conseguiram que os senhores dessem folga aos indios aos domingos, com o assistissem á missa. Mas, esgotados pelo ritmo de trabalho, eles preferiam desca e pescar, como forma de suplementar sua alimentação. Muitos senhores não at determinação régia e os indios continuaram trabalhando aos domingos e dias sa Disponível em: . Acesso am: 29 Esse texto destaca que os povos indígenas, no Brasil Colonial, também foram utiliza A) a administração municipal. B) a diplomacia com a monarquia. C) a proteção ao clero. D) o comércio internacional. E) o trabalho escravo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opção E
Explicação:
Os índios foram utilizados como mão de obra escrava. Mas, vale ressaltar que, a facilidade com que os nativos fugiam dos donos de terras por conhecerem melhor a densa floresta amazônica fez com que o número de índios escravisados fosse diminuíndo e sendo substituido cade vez mais por africanos contrabandeados por navios negreiros.
Resposta:
E
Explicação:
Os povos indígenas, no Brasil Colonial, também foram utilizados para o trabalho escravo. Alternativa E.
O texto expõe a relação entre jesuítas e indígenas, que em alguns momentos foi boa, visto que os religiosos muitas vezes intercediam por eles em questões de trabalhos e folgas.
Vemos que nesse caso havia uma preocupação quanto a sua exaustão no trabalho dos canaviais, e que uma possível folga aos domingos seria comoda inclusive por questões religiosas.
Os indígenas em sua maioria não aceitavam o trabalho forçado porque ia contra sua cultura de viver em harmonia com a natureza e retirar dela somente o necessário, por isso, empreendiam muitas fugas e se rebelavam contra a opressão