História, perguntado por Zedobolo, 6 meses atrás

O Regime Contra os Estudantes

"A título de fornecer um extrato [...] dos níveis atingidos desde logo pela repressão aos estudantes, podemos folhear o Correio da Manhã [...] na edição de 11 de junho de 1964. O jornal noticiava: [...] 'Os estudantes Jorge Fischer Nunes, Djalma Alves de Oliveira e Luís Gomes Moreira foram detidos sob a acusação de distribuírem manifesto contra os bombardeios norte-americanos no Vietnã do Norte, e mantidos presos durante 48 dias [...]. Todos foram submetidos a choques elétricos, palmatória e violências individuais, dirigidas pelo próprio comandante da PE [Polícia do Exército], Capitão Raul José Ribeiro."

O trecho acima descreve a repressão policial-militar contra estudantes nos primeiros meses da Ditadura Civil-Militar brasileira. Motivava a repressão contra o movimento estudantil naquele contexto a(o)

A
Ato Institucional nº 2 (AI-2), que legalizou a tortura contra criminosos políticos como os estudantes mencionados.

B
resistência armada organizada por João Goulart no território brasileiro desde a instalação do regime militar em 1964.

C
Constituição de 1967, que autorizou o presidente da República a suspender o direito de habeas corpus aos criminosos políticos.

D
Frente Ampla, que organizou protestos contra a ação política de estudantes considerados subversivos e comunistas pela opinião pública.

E
Doutrina de Segurança Nacional (DSN), que considerava os cidadãos brasileiros subversivos ou comunistas em potencial no contexto da Guerra Fria.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

Como o texto trata especificamente de fatos ocorridos me Junho de 1964, é correta a alternativa E, tendo sido a Doutrina de Segurança Nacional a "base" político-ideológica da Ditadura Militar.

A é falsa pois o AI-2 só foi implementado em 1965 e se relacionava não com a repressão violenta de manifestantes, mas sim com "reorganização" dos sistemas eleitorais pela Ditadura. B é falsa pois João Goulart não organizou a resistência armada, mas sim a resistência legalista. C é falsa, pois se tratam de fatos de 1964, que de modo algum poderiam ter sido causados por algo em 1967 e D é falsa pois a Frente Ampla era crítica da ditadura, e não dos manifestantes.

Perguntas interessantes