O referendo popular é uma prática democrática que vem sendo exercida em alguns países, como exemplificado, na charge,pelo caso espanhol, por ocasião da votação sobre a aprovação ou não da Constituição Européia. Na charge, pergunta-se comdestaque: "Você aprova o tratado da Constituição Européia?", sendo apresentadas várias opções, além de haver a possibilidade de dupla marcação.A crítica contida na charge indica que a prática do referendo deve(A) ser recomendada nas situações em que o plebiscito já tenha ocorrido.(B) apresentar uma vasta gama de opções para garantir seu caráter democrático.(C) ser precedida de um amplo debate prévio para o esclarecimento da população.(D) significar um tipo de consulta que possa inviabilizar os rumos políticos de uma nação.(E) ser entendida como uma estratégia dos governos para manter o exercício da soberania.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que a alternativa correta é a letra c) ser precedida de um amplo debate prévio para o esclarecimento da população.
Vamos aos dados/resoluções:
É de conhecimento público que a crítica da charge é que a questão apresentada ainda suscita muitas dúvidas, de modo que há inúmeras opções contraditórias (sim, mas não) e várias formas diversas de abstenção que ilustram a opinião ainda nebulosa dos eleitores em relação ao tema.
Finalizando deste modo é necessário, antes de qualquer referendo, que haja um debate longo e profundo à respeito da questão, para que as dúvidas sejam solucionadas e o eleitor possa comparecer à urna com plena certeza do seu voto, para que evite a adoção de posições contraditórias ou que se abstenha de se posicionar na questão.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)