“O referencial estratégico representa o estágio inicial do planejamento organizacional. Compreende um conjunto de passos em que são identificados o negócio, a missão, a visão de futuro e os valores institucionais da organização, e é elaborado o diagnóstico de ambiente, que compreende a análise de fatores internos e externos à organização capazes de influenciar sua atuação.” TCU – TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Referencial Estratégico. Disponível em: . Acesso em: 13/08/2014. Por que o referencial estratégico é importante em uma empresa? Assinale a alternativa correta. a. Porque sem a aplicação do referencial estratégico nenhuma empresa sobrevive. b. Porque propicia o alinhamento entre as pessoas e, com isso, pode induzir a resultados favoráveis com foco nas atividades que realmente importam. c. Porque é a voz dos empregados, portanto a maioria das pessoas está contemplada nessas diretrizes. d. Porque é a voz do presidente da empresa, que dev
Soluções para a tarefa
O referencial estratégico representa o estágio inicial do planejamento organizacional. Compreende um conjunto de passos onde são identificados o negócio, a missão, a visão de futuro e os valores institucionais da organização, e é elaborado diagnóstico de ambiente, que compreende a análise de fatores internos e externos à organização capazes de influenciar sua atuação.
Negócio
O negócio representa o ramo de atividades no qual a instituição atua, indicando o foco dos benefícios que ela irá gerar para sua clientela. Em outras palavras, responde à seguinte questão: “o que fazemos?”. Sua definição é feita considerando-se não só o que se faz, mas analisando-se, também, o espaço que a unidade pretende ocupar em relação às demandas ambientais. Para as organizações públicas e suas unidades o negócio pode ser entendido como “área de competência”.
Missão
A missão representa a razão da existência de uma organização, ou seja, o que a organização faz, por que faz, para quem ela atua e visando a produzir qual impacto na sua clientela. A declaração de missão deve responder à seguinte questão: “por quê ou para quê existimos?”. A missão está ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais a organização foi criada, na medida em que representa a sua razão de ser. Não deve ser confundida com os produtos ou serviços ofertados pela instituição. Segundo Chiavenato (1999, p. 49), a missão funciona como orientador para as atividades da organização. Ela tem por finalidade clarificar e comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada pela organização. Ainda segundo Chiavenato, é fundamental que todos na organização conheçam a missão e os principais objetivos institucionais, pois se as pessoas que fazem parte da empresa não sabem o motivo de sua existência e os rumos que pretende adotar, dificilmente elas saberão o melhor caminho a ser seguido.
Visão de futuro
A visão de futuro é a expressão que traduz a situação futura desejada para a instituição. Chiavenato (1999, p. 51) define visão como a imagem que a organização tem a respeito de si e do seu futuro. Representa o sonho de realidade futura de uma organização, o qual lhe serve de guia. A visão é estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar. É um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente num prazo determinado. É mutável por natureza e representa algo concreto a ser alcançado. A visão de futuro é aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças, e direciona os esforços, inspirando e transformando produtivamente um propósito em ação, em fato concreto. De acordo com a interpretação de Souza (2003, p. 36) a visão representa o destino que se pretende transformar em realidade.
Valores organizacionais
Os valores organizacionais representam os princípios éticos que devem nortear as ações e a conduta da organização. Assim, se consubstanciam em um conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades da instituição. Quando claramente estabelecidos, ajudam a organização a reagir rápida e decisivamente nas situações inesperadas que se apresentam.
Negócio Controle externo da administração pública e da gestão dos recursos públicos federais.
Missão Controlar a Administração Pública para Contribuir com seu aperfeiçoamento em benefício da sociedade.
Visão Ser reconhecido como instituição de excelência no controle e no aperfeiçoamento da Administração Pública.
Valores
Ética Ter como padrão de conduta ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa. Efetividade Atuar orientado para resultados que assegurem o cumprimento da missão e a excelência da imagem institucional. Independência Atuar com imparcialidade, liberdade e autonomia, de forma a rejeitar a interveniência de qualquer interesse que não o público. Justiça Pautar-se estritamente por princípios de justiça, pela verdade e pela lei, com integridade, eqüidade, impessoalidade e imparcialidade. Profissionalismo Atuar de forma técnica, competente, responsável, imparcial, coerente e objetiva e estar comprometido com a missão ins