Português, perguntado por gabizocapinheipcwd8w, 1 ano atrás

o reencontrar o nho Augusto, o jagunço joãozinho bem-bem o conida, pela segunda vez, para integrar o bando e lhe oferecer as armas do finado juruminho a) neste contexto que confilto vivencia? justifique sua resposta no trechos do texto. b) tendo em vistas as frases de vida de nho augusto, levante hipoteses: por que ele recusa o convite de joãozinho bem-bem

Soluções para a tarefa

Respondido por eulucioaraujo
299

Olá!


As questões de sua pergunta correspondem ao episódio final do livro-conto "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", de João Guimarães Rosa.


a) Nhô Augusto titubeia em aceitar o convite por não considerar digno de Deus esse comportamento violento dos jagunços, apesar de ser do seu feitio cometer atos como este.

Podemos perceber o dilema do protagonista no trecho: "E os seus dedos tremiam, porque essa estava sendo a maior das suas tentações. Fazer parte do bando de seu Joãozinho Bem-Bem! Mas os lábios se moviam - talvez ele estivesse proferindo entre dentes o creio em deus padre - e, por fim, negou com a cabeça, muitas vezes: (...)"


b) Nhô Augusto faz várias referências ao seu caráter religioso durante o trecho. Decerto, não aceita o convite para não ser castigado pelo divino.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Respondido por JLFagundez
0

A – A história mencionada chama-se "A hora e a vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa. No contexto, o protagonista vivencia o conflito da "maior das tentações" porque fica com um sentimento dividido entre sua índole violenta: "[...] bateu a mão na winchester, do jeito que um gato poria a pata num passarinho") e seu lado penitente ("proferindo entre dentes o creio em deus padre").

"A hora e a vez de Augusto Matraga"

Este é o nono e último conto de Sagarana, livro que em 1946 marcou a estreia de Guimarães Rosa na literatura brasileira, e expressa a força do sertão de Minas Gerais.

A história conta sobre a queda de um homem poderoso em busca de sua redenção: “P'ra o céu eu vou, nem que seja a porrete!”.

Leia mais sobre "A hora e a vez de Augusto Matraga" em: https://brainly.com.br/tarefa/16614452?referrer=searchResults

B –  É possível que Nhô Augusto recusa o convite de Joãozinho Bem-Bem para não comprometer o plano de salvação de sua alma.

Nhô Augusto

Nhô Augusto ou Augusto Esteves era o filho do poderoso Coronel Afonsão Esteves.

O Coronel era dono de diversas terras entre as Pindaíbas e o Sacoda-Embira, localizado no sertão de Minas Gerais.

O sujeito é uma espécie de valentão da região, reconhecido pela sua frieza e perversidade.

Joãozinho Bem-Bem

Joãozinho era um cangaceiro que passava com o seu bando no vilarejo onde estava Nhô Augusto, que se tornara um novo homem.

Por fim, a lembrança da violência e do espírito de grupo faz com que o "antigo eu" aflore em Nhô Augusto.

Leia mais sobre Nhô Augusto e Joãozinho Bem-Bem em: https://brainly.com.br/tarefa/18439076?referrer=searchResults

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes