Direito, perguntado por GabrielCelso, 10 meses atrás

O recurso é o instrumento processual voluntário por meio do qual se impugnam decisões judiciais. É previsto na legislação federal, é manejado antes da ocorrência da preclusão e na mesma relação jurídico-processual, com o objetivo de reforma, invalidação, integração ou esclarecimento da decisão impugnada. Trata-se de um desdobramento do direito de ação, como uma fase no mesmo processo, pois seu procedimento desenvolve-se numa nova etapa, porém concertado à mesma relação processual, do qual, portanto, originou-se.

Sobre os princípios recursais, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
Segundo o princípio da fungibilidade, salvo má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro, desde que dentro do prazo e o erro não seja grosseiro.

b.
É cabível qualquer recurso contra uma decisão interlocutória, sendo que no processo penal não vigora o princípio da taxatividade.

c.
Recurso exclusivamente da defesa poderá piorar a situação do réu.

d.
É cabível mais de um recurso simultaneamente para impugnar uma mesma decisão.

e.
O princípio do duplo grau de jurisdição está claramente previsto na Constituição Federal de 1988.

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
11

A resposta correta é a letra A) Segundo o princípio da fungibilidade, salvo má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro, desde que dentro do prazo e o erro não seja grosseiro.

O princípio recursal da fungibilidade está ligado a possibilidade de poder admitir um recurso que fora interposto por outra pessoa, o qual seria até cabível quando visto sob a ótica de poder existir uma dúvida direta sobre o que tange a modalidade de recurso adequada.

Esse então se trata de um princípio de aproveitamento do recurso interposto de forma errônea, quando nasce uma dúvida qual é gerada a partir do próprio sistema e diz respeito ao código civil sobre o processo visto como um todo.

Bons estudos!


veraluciamarcia: Correto segundo o AVA
Respondido por veraluciamarcia
5

Resposta:

Segundo o princípio da fungibilidade, salvo má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro, desde que dentro do prazo e o erro não seja grosseiro.

Correto segundo AVA

Explicação:

Perguntas interessantes