O reconhecimento dos estágios do processo de morte e morrer pela equipe multiprofissional éessencial para a compreensão das necessidades humanas e para a adoção de cuidados integrais, éticose humanizados.Considerando esse processo, suponha que os pais de uma criança de 7 anos de idade, hospitalizada comcâncer em fase terminal, tenham recebido os resultados dos exames realizados após o tratamento, sendocomunicados pelo pediatra que a terapêutica não foi eficaz e que há curta expectativa de vida.De acordo com a teoria de Elisabeth Kübler-Ross (2008), assinale a opção correta que apresenta os estágiosdo processo de morte e morrer que podem ser enfrentados pelos pais do caso acima.A Tristeza, depressão, luto, aceitação e morte.B Tristeza, raiva, barganha, depressão e aceitação.C Negação, tristeza, raiva, barganha e depressão.D Negação, raiva, barganha, depressão e luto.E Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Elizabeth Kubler Ross foi uma psiquiatra que construiu uma teoria a respeito do luto dos seres humanos, dividindo este doloroso processo em cinco partes fundamentais: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação.
A negação se caracteriza pelo afastamento do problema. O indivíduo tentar rejeitar que o que ocorreu tenha, de fato, ocorrido.
A raiva se dá num processo de sentimento de injustiça pelo ocorrido, e o problema começa a ter um aparente culpado, o mundo, por exemplo.
A barganha é um elemento interessante, pois é um processo de negociação consigo mesmo, quando o indivíduo tenta se convencer de que deve abandonar a raiva.
A depressão é a fase em que o indivíduo reconhece parcialmente o problema, e passa a se sentir mal, impotente e frágil.
A aceitação é o fim do processo de luto, e ocorre quando o indivíduo aceita, de maneira consciente, o que ocorreu. A realidade passa a ser enfrentada diretamente.
Assim, é correto o que se afirma:
E. Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
Resposta:
E. Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
Explicação: