Sociologia, perguntado por GabrielDocio, 11 meses atrás

O reconhecimento de que o assistente social atua nas expressões da questão social é fruto do amadurecimento profissional ao longo da história, uma vez que passa a reconhecer que a luta de classes é a materialização da questão social.

Considerando o contexto apresentado e o cenário contemporâneo da questão social, é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:
No capitalismo monopolista, em seu estágio financeiro, a questão social não é vista como ordem capitalista, e suas expressões estão sujeitas a modificações e intensificações de cunho individual e problematizado.

Alternativa 2:
O neoliberalismo problematiza a questão social enquanto algo privado e individual, descaracteriza a sua formação enquanto materialidade da luta de classes, que é pública e faz emergir a contradição entre capital e trabalho.

Alternativa 3:
No neoliberalismo, a questão social é compreendida como a sociedade capitalista, e suas expressões são problemas inerentes aos sujeitos sociais, ou seja, não são resultantes do processo de consolidação e amadurecimento da sociedade capitalista.

Alternativa 4:
As mudanças do modo de produção capitalista, em seu estágio financeiro, apontam a Reforma do Estado como uma estratégia fundamental para a consolidação do ideário neoliberal, que alteram e/ou fazem surgir novas expressões da questão social.

Alternativa 5:
O ideário neoliberal direciona o modo de produção capitalista a reconhecer os direitos sociais e humanos, efetivando políticas públicas e sociais de caráter universal, uma vez que a questão social é fruto das contradições de luta de classes que a materializa em suas inúmeras expressões.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
12

Bom dia!

Alternativa correta : 2


Alternativa 2:

2- O neoliberalismo problematiza a questão social enquanto algo privado e individual, descaracteriza a sua formação enquanto materialidade da luta de classes, que é pública e faz emergir a contradição entre capital e trabalho.

Vivemos em um país cuja constituição caracteriza o Estado Protetivo, com ações que devem defender o povo e ajudá-lo em seus problemas sociais, entretanto, a nossa forma de governo, no entanto, neoliberalista que tranfere suas responsabilidades a sociedade, abandonando os cidadãos ao livre acaso, em razão de mais conquista de poder.

Temos assim, que a questão social é fruto do capitalismo e dele não se dissocia.


Perguntas interessantes