O reconhecimento da independência do Brasil NÂO veio de graças?
Explique sua resposta!
Soluções para a tarefa
Resposta:
No dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano.
Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil. Além disso, dom João VI, rei de Portugal, ainda preservaria o título de imperador do Brasil. Essa última exigência, na verdade, manifestava o interesse que o monarca lusitano tinha em reunificar os dois países em uma só coroa.
Explicação:
Explicação:
Vamos lá, quando o Brasil se tornou independente, ele só foi reconhecido "independente" por outros países alguns anos depois. Os países europeus demoraram ainda mais tempo para reconhecer, pois haviam assinado um documento com o Congresso de Viena de 1815, ainda assim, para que o Brasil se tornasse independente, ele teria que pagar 2 milhões de libras para que Portugal aceitasse a independência do Brasil, e como o Brasil estava na condição de nação recém-formada, não havia condições suficientes para pagar a indenização estabelecida por Portugal, então, os ingleses (Inglaterra), emprestaram os recursos e pagaram o valor estabelecido para que o Brasil se tornasse independente, o dinheiro nem chegou a sair da Inglaterra, pois os portugueses também tinham que pagar uma dívida equivalente a mesma.
Quando o Brasil foi reconhecido pelos portugueses, várias outras nações da Europa e da América foram impulsionadas a realizar o mesmo gesto político. Com isso, o Brasil poderia estabelecer negócio com outras nações do mundo através da assinatura de acordos e o estabelecimento de tratados de comércio. Nisso, a Inglaterra se apressou para que o governo brasileiro reafirmasse as taxas aduaneiras dos tratados de 1810.