Saúde, perguntado por lele424242, 10 meses atrás

O recém-nascido crítico, é muito especial para a equipe multidisciplinar, requer cuidado, atenção, manipulação mínima e boa monitoração. Nas crianças, choro e agitação podem estar relacionados com a experiência da hospitalização, com a ansiedade ou com os ruídos e pessoas estranhas. Em uma UTI o RN recebe cerca de 230 manipulações em 24 horas, sendo muitas dolorosas e incômodas.

CARR, A.M.G., Fisioterapia na Saúde do Neonato. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.



Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:



I. A equipe multidisciplinar deve estar centrada na avaliação da dor para oferecer uma intervenção eficaz com possibilidades facilitadoras de melhora clínica e psicológica do neonato. A dor é um fator importante para a melhora da criança prematura na UTI neonatal. Muitas são as formas de evitar esta dor e assim melhorar o prognóstico destas crianças.

PORQUE

II. Uma técnica que vem sendo muito utilizada para dar sensação de segurança para os bebês é o Polvo Terapêutico, que tem como benefícios normalizar a respiração e a frequência cardíaca e evita que os bebês arranquem fios de monitores e sondas. Esse método exclui a importância do método canguru, já que também acalma o bebê.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a análise correta:

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.
As asserções I e II são proposições falsas.

c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Incorreto

Questão 2
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Muitas crianças que estão sob cuidados da UTI neonatal necessitam de monitoração intensa, principalmente devido às alterações de temperatura, frequência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA). Algumas crianças não possuem a maturidade neurológica suficiente para manter uma constante homeostase, outras apresentam distúrbios neurológicos que podem levar à disautonomia (desarranjo de FC e PA) ou por síndromes genéticas. Estas crianças apresentam espasmos musculares constantes, alteração de sono e vigília, hipotermia, arritmias e alteração de PA. Para muitas destas crianças, não seria necessário tratamento medicamentoso, mas o tratamento com medidas de suporte clínico e Atenção Humanizada ao Recém-Nascido. A fisioterapia neste caso é de extrema importância devido às técnicas de mobilização e posturação, além das técnicas de humanização.

Em relação às técnicas de Fisioterapia utilizadas na UTI neonatal, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
A técnica de insuflação seletiva para tratamento de atelectasia (TILA) tem por objetivo desinsuflar os pulmões da área atelectasiada. Incorreto

b.
Todas as técnicas são utilizadas como movimentos leves e rápidos, dissociação de cinturas, massagem e estimulação tátil e cinestésica.

c.
A fisioterapia motora promove uma melhor organização neurológica e espacial do prematuro, pois na vida intra-uterina ele possuía uma contenção pelas paredes uterinas.

d.
As técnicas devem ser realizadas no momento em que a criança esteja dormindo e tranquila, sem fome, dor ou outra alteração como febre, arritmia, etc.

e.
O Lung squeezing tem por objetivo expandir áreas atelectasiadas e remoção de secreções e são menos bruscas que a hiperinsuflação manual.

Soluções para a tarefa

Respondido por marciaitalo2014
47

Resposta correta: letra c.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

Resposta correta letra c.

A fisioterapia motora promove uma melhor organização neurológica e espacial do prematuro, pois na vida intra-uterina ele possuía uma contenção pelas paredes uterinas

Respondido por luhenriquelimap794u5
8

Resposta:

Questão 1

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

Questão 2  

A fisioterapia motora promove uma melhor organização neurológica e espacial do prematuro, pois na vida intra-uterina ele possuía uma contenção pelas paredes uterinas

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Perguntas interessantes