O RatioStudiorum foi adaptado no Brasil para atender às especificidades da Colônia. Começava pelo aprendizado da língua portuguesa (ler e escrever) e a catequização; já a continuação do ensino era opcional: podia-se aprender canto orfeônico, música instrumental, aprendizado profissional e agrícola e aulas de gramática. Havia até mesmo a possibilidade de realizar uma viagem de estudos à Europa (RIBEIRO, 1998, p. 21-22). RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 15. ed. Campinas: Autores Associados, 1998. Sabe-se que, além dos indígenas, outras pessoas poderiam frequentar as escolas jesuíticas, no entanto, apenas uma parcela deles poderia prosseguir seus estudos superiores em universidades europeias. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA D - Os alunos provenientes da burguesia urbana, como os filhos dos donos de engenho poderiam prosseguir seus estudos superiores em universidades da Europa.
Explicação:
Educação jesuítica. Os alunos provenientes da burguesia urbana, como os filhos dos donos de engenho poderiam prosseguir seus estudos superiores em universidades da Europa. Conforme observa-se na página indicada, além dos indígenas, outras pessoas poderiam frequentar as escolas jesuíticas. Mamelucos e órfãos poderiam ser alunos internos e alguns filhos de colonos, alunos externos. Tempos depois, já mais consolidada no Brasil, a Companhia deu instrução para alunos provenientes da burguesia urbana, como os filhos dos donos de engenho (esses filhos da burguesia poderiam prosseguir seus estudos superiores em universidades na Europa).