O raio de uma espécie química (átomo ou ion) é a distância entre o
núcleo e a última camada. Porém, na prática a sua medição não é feita dessamaneira. Indique qual das espécies a seguir tem o maior e o menor raio, respectivamente. Considere todas as espécies no estado gasoso e isoladas.
Na¹+, F¹-, Cs, Ne
PRECISO DESSA QUESTÃO URGENTEMENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
O maior raio será de Cs e o menor de Ne.
A espécie química que tem o maior raio atômico é o Cs. A que tem o menor raio atômico é o cátion Na⁺.
Raio atômico
O raio atômico aumenta à medida que descemos um grupo na tabela periódica e ao longo do período, aumenta da direita para a esquerda.
Ao longo do período, isso acontece, pois à medida que avançamos da direita para a esquerda, o número atômico aumenta. Quando maior o número de prótons, maior atração que o núcleo exerce sobre os elétrons e, consequentemente, menor o raio atômico.
Nos grupos, à medida que descemos a tabela periódica, maior o número de camadas eletrônicas (eletrosfera maior) e consequentemente, maior o raio atômico.
O césio (Cs) é o penúltimo elemento do grupo I, apresenta 6 camadas eletrônicas e possui 55 prótons e 55 elétrons.. Além de ser um elemento que está mais deslocado para esquerda da tabela, ainda está localizado também bem na parte inferior. Portanto, das espécies químicas apresentadas, é o que apresenta maior raio atômico.
As espécies F⁻, Na⁺ e Ne são isoeletrônicas.
O F⁻ apresenta 9 prótons e 10 elétrons.
O Ne apresenta 10 prótons e 10 elétrons.
O Na⁺ apresenta 11 prótons e 10 elétrons.
Em espécies isoeletrônicas, a que apresenta maior número de prótons, possui uma carga nuclear efetiva maior, logo, seu raio atômico será menor. Como o Na⁺ possui maior número de prótons, a carga nuclear efetiva é maior, logo, essa espécie possui o menor raio atômico.
O Ne possui raio atômico menor que o F⁻.
Em ordem crescente de raio atômico tem-se: Na⁺, Ne, F⁻, Cs.
Entenda mais sobre raio atômico em: https://brainly.com.br/tarefa/20870999