o raio atómico é baseado em qual característica do átomo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Em principio deveria ser a distancia do eletron de mais alta energia (na camada de valencia) ate o nucleo. So q e' muito dificil medir essa distancia em um atomo isolado. Isso sem falar q nao podemos determinar EXATAMENTE a posicao do eletron no atomo (Incerteza de Heisenberg).
Entao usa-se uns metodos indiretos para se estimar o raio atomico. Alem disso existem varias definicoes de raio atomico. Entre elas:
Raio Covalente:
Estuda-se uma molecula diatomica daquele elemento e entao o raio covalente seria metade da distancia internuclear. Funciona bem para muitos elementos, mas nao e' facil para TODOS.
Mas se o elemento tende a formar compostos ionicos, como os metais, existe o
Raio Ionico:
Raio do atomo apos formacao de um composto ionico. A distancia internuclear entre 2 atomos em um composto ionico e' relativamente facil de se determinar. Entao, usa-se o raio covalente de um dos atomos, subtrai-se a distancia internuclear encontrada no composto ionico, desse valor, e acha-se o raio ionico do outro elemento.
Para os metais, q precisam de condicoes especiais para formar moleculas diatomicas, usa-se o
Raio Metalico:
Metade da distancia internuclear entre 2 atomos de um metal no estado solido.
Existe ainda o
Raio de van der Waals:
Determinado a partir de dados de pressao, temperatura e volume de amostras do gas do elemento, e usando a Eq de van der Waals (veja ref. 3)
[ p + a ( n / V^2) ] [ V - n b ] = n R T
A constant b da Eq. acima esta relacionada com o volume do atomo, e a partir dela pode-se determinar o chamado Raio de van der Waals.
Alem do mais, os Quimicos Teoricos podem fazer calculas usando a Mecanica Quantica, Eq de Schrodinger, e calcular qual a distancia media do nucleo ao ultimo eletron, no sub-nivel de maior energia do atomo.
Perguntas interessantes
Ed. Moral,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás