“O racismo, segundo Hofbauer [...], deve ser encarado como um fenômeno ideológico que, como tal, é influenciado por representações simbólicas e por crenças [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 57. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, que ideia impediu, na década de 1970, combater o racismo? Assinale a alternativa correta. A Democracia liberal B Democracia racial. C Anarcossindicalismo D Socialismo. E Feminismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B - Democracia racial
Explicação:
Durante a ditadura militar, principalmente no período de 1967 a 1974, a teoria da democracia racial foi firmemente devendida e disseminada, sem dar margem a qualquer contestação.
A alternativa B está correta.
O conceito de Democracia Racial geralmente é utilizado para descrever as relações raciais no Brasil, ou seja, esse termo nos apresenta a crença de que o Brasil não vive o racismo e a discriminação racial da maneira que outros países a levam, principalmente por nossa mistura com os povos Africanos.
Segundo as reflexões de Gilberto Freyre, podemos notar que em Casa Grande & Senzala, o autor nos mostra que as relações econômicas e a forma como o racismo e a exclusão é tratada nos dias de hoje se dá da mesma maneira que na época da escravidão, e, o preto aqui, continua assumindo um papel infeliz na sociedade, onde o "homem branco" é o que possui mais renda e determina as ações da sociedade.
Mais sobre preconceito e racismo:
https://brainly.com.br/tarefa/22641425