Geografia, perguntado por anaclaradiasamaral, 1 ano atrás

o racismo na soecidade brasileira, ontem e hoje


vitoriavividisa: como assim?

Soluções para a tarefa

Respondido por manuh11araujoh
2

Desde a antiguidade até os tempos atuais há pessoas que sofrem o preconceito por ter uma cor diferenciada dos demais. Isto é denominado como racismo. O racismo não é um assunto atual, quanto parece ser pois, ele é praticado desde o “descobrimento’’ do Brasil, já que foi neste período que teve inicio a escravatura, período esse que apenas pessoas da cor negra era considerado um escravo.

 

         O tempo passou, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal, e melhorou consideravelmente, porém a ideia deixada pelo o europeu prevalecia, e o racismo continuava. Esses acontecimentos não só ocorria aqui no Brasil, mas também em outros países como o Estados Unidos, onde o racismo era mais forte ainda. Como por exemplo no Mississipi (EUA) onde o racismo durou bastante tempo, e foi bem forte, havia sido criada até mesmo uma organização chamada  “KU KLUX KLAN” com o objetivo de impedir a integração dos negros como homens livres, pois na época em que foi criada, os negros ganhavam seus direitos garantido pela lei após abolição da escravidão.

 

 

          Em todo o mundo o racismo aconteceu, era inevitável, o pensamento do europeu sobre que o branco era melhor que o negro, continuaria até na atualidade. Como não foi diferente, claro que não é como antes, já que as pessoas não saem por ai matando outras por ter uma cor diferenciada, se falássemos isso estaríamos mentindo, porém isso não significa que ele ainda não exista.

          Atualmente o preconceito é praticado de forma diferente, porém tem como raiz a forma de preconceito no passado. Como por exemplo quando alguém fala que todo negro é pobre, faz uma pequena apologia ao passado quando o negro tinha uma “condição” inferior ao branco europeu( baroneses, mineradores, e etc).

          Hoje o preconceito racial é também praticado de diversas formas como na hora da procura de trabalho, no atendimento em um hospital, no ensino e etc. Em todos esses exemplos na maioria das vezes o negro afrodescendente tem menos oportunidades em relação a uma pessoa da cor de pele mais clara.

 

          No passado ou no presente o preconceito racial continua, e ele não muda. Não importa quando ou onde ele continua a ser praticado apenas em situações e maneiras diferentes porém sempre com o  mesmo sentido e ideia implantado pelo branco europeu no passado.

 

Perguntas interessantes