História, perguntado por LeonardoHamilton, 10 meses atrás

O racismo do século XIX é igual ao racismo do Século XXI ?

Soluções para a tarefa

Respondido por DearMaidy
1

Pois bem, ultimamente temos acompanhado, em especial, nas redes sociais, a repercussão em torno do preconceito sofrido pela “Majú”, a “mulher do tempo” dos telejornais da Rede Globo, por ser negra e ter se tornado destaque nas vezes em que aparece na telinha nos informando sobre a previsão do tempo.

Por mais absurdo que possa parecer, há ainda muitos preconceituosos que não querem aceitar que os negros possam ter direito a fazer parte das relações e práticas sociais como todo e qualquer cidadão (branco, índio, pardo) por, segundo eles (preconceituosos), os negros serem destituídos de capacidades intelectuais ou quaisquer outras. Na realidade, tudo isso não passa da ignorância de alguns assentada no ódio e na maldade, direcionando-se para o racismo (preconceito que está relacionado à cor de pele).

Sabemos, no entanto, que a discriminação com relação à população negra não é de agora. A discriminação sempre existiu ao longo da história como um fenômeno social. Porém, o racismo tal como concebemos hoje é um conceito relativamente recente. Surgiu essencialmente como uma justificativa da escravidão e do colonialismo, opondo-se aos movimentos abolicionistas emergentes.

O racismo é uma teoria construída sob a égide da pureza e separação da raça, respaldada em uma falsidade cultural ou científica que nasce em meados do século XVIII, mas que eclode no século XIX, período em que vão surgir as teorias sobre as diferenças entre raças. E ainda considerado como a manifestação do preconceito e da discriminação que permeiam as relações de raças em uma sociedade.

Foi com base nessas teorias sobre diferença entre raças, que o então chamado racismo científico ganha corpo nas grandes nações mundiais. No Brasil, o seu desdobramento na política e na sociedade do período, tornou-se assunto amplamente debatido entre os historiadores, sociólogos, antropólogos e cientistas políticos. Por fim, sabe-se que foram essas mesmas teorias raciais que impulsionaram as desigualdades entre os seres humanos e por meio do conceito de “raça” puderam classificar a humanidade.

Independentemente desses conceitos, o que não podemos tolerar é que em pleno século XXI, o preconceito racial possa persistir e continue ocorrendo neste país, assim como em qualquer outro. O que aconteceu com a “Majú” é apenas uma de tantas discriminações que os negros vêm sofrendo em sua realidade cromática desde há muito. Medidas devem ser tomadas pelo Governo o quanto antes, para dessa forma, lutarmos pela erradicação dessa maneira racista com que são tratados os negros no Brasil. A vontade, caros leitores, é sempre de escrever mais e mais, porém em virtude do espaço desta coluna, espera-se assim a próxima oportunidade.

Respondido por oliveira0286
1

Resposta:

Não.

Explicação:

Uma resposta válida séria:O racismo do século 19 foi algo terrível,aconteceram grandes fatos históricos dentre eles manifestações violentas para que os direitos humanos fossem usados para pessoas negras e etc,foi nesse momento em que pessoas idealistas e visionárias,como:Thurgood Marshall,Gandhi e Martin Luther King Jr lutaram em busca de uma revolução.Atualmente ainda existe o racismo porém não com tanta constância quanto antigamente

Perguntas interessantes