O racionalismo ético é uma das principais concepções filosóficas sobre a ética na Grécia Clássica. Atribui à razão humana lugar central na vida ética. É correto afirmar que essa concepção:
I. Identifica a liberdade com a plena manifestação do lado passional do homem, pois nega à razão o direito de intervir sobre o desejo e as paixões do homem.
I. Não difere vontade e desejo, associando os diversos vícios humanos (egoísmo, avareza, má-fé) à própria natureza do homem, impossível de ser domesticada
III. Considera as motivações e as intenções humanas possíveis de serem conhecidas pela razão.
Estão corretas as afirmativas:
A.
I, apenas.
B.
I e III, apenas.
C.
II, apenas.
D.
III, apenas.
E.
I e II, apenas.
________________________
A especificidade das sociedades modernas reside na legitimação do utilitarismo vulgar e, mais precisamente, na do utilitarismo economicista. O momento decisivo desta legitimação é, como sugeriu Max Weber, constituído pela Reforma. Mas esse trabalho da legitimação da procura dos interesses materiais começa muito antes. Em Florença, já em finais do século XIV e começos do século XV se explica que a realização do amor de Deus e do próximo passa pelo enriquecimento material" (CAILLÉ, 2001, p. 34).
O texto acima faz menção a características essenciais do utilitarismo. Sobre as ideias e crenças presentes nessa doutrina ética, analise as afirmações a seguir:
I. Quanto mais pessoas são beneficiadas por uma determinada ação, mais eticamente válida ela será.
II. A melhor ação será sempre aquela que maximizar o bem geral e levar em consideração tanto o bem das outras pessoas quanto o bem da pessoa que irá produzir uma determinada ação.
III. Independentemente do número de pessoas a ser beneficiada por uma ação, tanto mais eticamente válida essa ação será.
IV. Ação válida eticamente é aquela que ao ser exercida produz o melhor efeito possível para o maior número de pessoas que são afetadas por essa ação.
Pode-se dizer que na doutrina ética utilitarista as afirmativas que estão corretas são:
A.
I, III e IV apenas.
B.
I, II e III, apenas.
C.
I, II e IV apenas.
D.
I e III, apenas.
E.
III, apenas.
________________________________
Leia e analise:
“E o que é a tradição? Uma autoridade superior à qual se obedece, não porque comanda aquilo que nos é útil, mas apenas porque comanda. Em que se distingue esse sentimento diante da tradição do sentimento do medo em geral?” (NIETZSCHE, 1881 apud LUPO, 2019, p. 37).
O texto acima faz menção a considerações sobre o poder da tradição na sociedade, feitas pelo filósofo alemão Nietzsche em seu livro intitulado “Aurora: reflexão sobre os preconceitos morais”.
A respeito da moralidade, analise as afirmações a seguir:
I. A moralidade é objeto de estudo da Ética, esta que elabora discursos lógicos sobre as condutas humanas.
II. A moralidade é um produto humano e por isso nunca muda, pois se trata de regras para a ação cotidiana.
III. A ética diz respeito a um estudo crítico das tradições e de tudo aquilo que contribui para a formação dos hábitos sociais, vale dizer a moralidade.
IV. A moralidade pertence a contextos sócio históricos e, desse modo, ela é passível de transformações pela ação humana.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:
A.
III e IV, apenas.
B.
I, III e IV, apenas.
C.
I e III, apenas.
D.
I, II, III e IV.
E.
II, apenas.
________________________________
No mundo contemporâneo a ética tem como uma de suas finalidades nortear as novas relações entre os homens e as recentes instituições a fim de combater ou evitar abusos e desmandos. A principal diferença entre moral e ética é esta: a moral é o conjunto de regras que diz às pessoas o que é certo e o que é errado, enquanto a ética é uma reflexão sobre a moral (ou filosofia da moral).
A respeito da moralidade e sua relação com a ética na contemporaneidade, analise as afirmações a seguir:
A moralidade é objeto de estudo da Ética
PORQUE
A Ética diz respeito a um estudo crítico das tradições e de tudo aquilo que contribui para a formação dos hábitos sociais.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:
A.
A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.
B.
As duas são falsas.
C.
As duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D.
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
E.
A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
______________________________
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: letra A
Explicação:
Perguntas interessantes