O raciocínio científico tem, em suas bases, a necessidade contínua de questionamento, do repensar de problemas e, também, da postura crítica diante das soluções dadas para justificar fenômenos diversos. Nas muitas situações que exigem esse tipo de atitude, somos, por vezes, levados a declarações que, apesar de aparentemente verdadeiras, conduzem-nos a verdadeiras contradições lógicas que desafiam nosso senso comum. Fazemos referência, aqui, ao chamados paradoxos, figuras frequentes e importantes dentro de uma proposta ativa de "pensar ciência". Em astronomia, é famoso o paradoxo de Olbers, que questiona o Universo infinito e estático de Newton. Sua argumentação sustenta que, se o Universo fosse, de fato, infinito e estático:
a) Existiriam infinitos planetas em nosso sistema solar.
b) Haveria infinitas estrelas no Universo e estas, mesmo durante a noite, seriam capazes de fazer dos céu algo permanentemente iluminado.
c) Seria finita a quantidade de estrelas no Universo e a energia irradiada por todas elas, ao chegar na Terra, aumentaria sobremaneira a temperatura média da superfície(fato que tornaria a vida inviável).
d) Não existiriam as fases da lua.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Letra d espero ter ajudado
Pudim1293:
muito obg!!!!
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás