[…] O quilombo do Leblon não era um fenômeno meramente folclórico, mas fazia parte de um novo modelo de resistência ao sistema escravista. Pode-se, assim, chamá-lo de quilombo abolicionista, para diferenciá-lo do quilombo-rompimento, o tradicional, cujo exemplo clássico é o de Palmares, onde predominava a política do esconderijo e do segredo de guerra, em que os quilombolas se esforçavam para proteger a organização interna e seus líderes de todo inimigo ou forasteiro. Já nos quilombos abolicionistas, as lideranças eram personalidades públicas muito bem articuladas politicamente. Eles se organizavam por todos grandes centros e faziam uma intermediação entre a comunidade de fugitivos e a sociedade. Devido a essas cumplicidades e às alianças sociais era quase impossível dar combate aberto a um quilombo desse tipo, como se fez com o de Palmares.
Levando em conta o processo de abolição da escravatura no Brasil, descreva a importância dos líderes abolicionistas negros para esse processo.
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A intensificação das fugas e desordens por ordens dos líderes abolicionistas geraram medo em muitos proprietários de escravos o que fez eles abrirem mão da escravidão.
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