Filosofia, perguntado por danieljosandrade97, 8 meses atrás

o qui se estuda na disciplina de filosofia​

Soluções para a tarefa

Respondido por lauracarster
0

Resposta:

O que a Filosofia estuda?

Hoje, sobretudo no Brasil, vários cursos superiores de Filosofia oferecem uma formação voltada, em geral, para a história da Filosofia, ou seja, os filósofos e professores de Filosofia em formação estudam a produção dos pensadores já consagrados como cânones da intelectualidade mundial.

Essa concepção entra em choque com a concepção de vários estudiosos do ensino de Filosofia e da metodologia filosófica que afirmam que somente se aprende a filosofar filosofandoiv. Nesse sentido, podemos distinguir duas variantes do estudo filosófico: uma voltada para a História da Filosofia, que se dedica a analisar a produção canônica do pensamento filosófico mundial, e uma outra que visa ao aprendizado das metodologias filosóficas, o qual não prescinde do entendimento da História da Filosofia.

Em suma, podemos dizer que a Filosofia, para pegar uma referência em Deleuze, é um estudo dos conceitos. Já para Kant, a Filosofia é uma maneira de se estabelecer uma crítica do conhecimento. Para filósofos antigos, como Sócrates, e modernos, como Descartes, o saber filosófico deve ser feito por meio de uma busca, muitas vezes rigorosa, pelas definições puras e imutáveis que buscam por uma verdade universal.

Ao passo que para Nietzsche, filósofo contemporâneo, não existem verdades universais, mas existem perspectivas e genealogias que moldam o que chamamos de verdade. Para os pensadores que se dedicaram a estudar a teoria do conhecimento, a Filosofia deve buscar entender como é possível o entendimento.

Já para os metafísicos, a Filosofia seria a busca pelo “ser” e pelas “essências” das coisas. Para a Filosofia Política, o pensamento filosófico deve abordar questões do mundo real que dizem respeito à política, à ética e à vida em sociedade.

Então, como foi dito, é impossível apresentar uma resposta pronta e definitiva sobre o que é filosofia. Nesse ponto, acrescentamos também que o campo de atuação dos filósofos é vasto, não havendo uma única atividade que não possa ser considerada como atividade filosófica.

Saiba mais: Conheça esta teoria de Platão que é tão importante para a nossa comunicação

Origens da Filosofia

Não há um consenso último e final sobre a origem da Filosofia. O que a maioria dos historiadores da Filosofia afirma é que essa origem estaria na Grécia, com Tales de Mileto, por volta do ano 2585 a.C. Porém, mesmo que essa afirmação tenha suas razões de existir (a Filosofia grega pode não ter sido a primeira produção filosófica, mas ela foi diferente de tudo o que veio antes dela), ela não contempla o fato de que egípcios, hindus e chineses já haviam produzido algo semelhante ao que chamamos de Filosofia.

Se ampliarmos o conceito para além do que costumeiramente entendemos por Filosofia, podemos dizer que os preceitos budistas e taoistas já haviam formado um pensamento filosófico. Desta feita, pensadores que habitavam o extremo oriente, anteriores ou contemporâneos aos primeiros filósofos, como Mozi e Lao-Tsé, deixaram registros do que parece ser uma produção filosófica tão autêntica quanto a produção ocidental.

Marilena Chaui atesta essa tese, dizendo que não é absurdo pensarmos nessa relação e, por justiça, reconhecermos traços que influenciaram os gregos a fazer o que fizeram há mais de 2600 anosv.

Escultura de Confúcio, sábio chinês do século VI a.C. que formulou doutrinas filosóficas e morais.

Escultura de Confúcio, sábio chinês do século VI a.C. que formulou doutrinas filosóficas e morais.

Vale ressaltar que a afirmação de que a Filosofia tem suas origens na Grécia pode ser adotada, desde que com ressalvas. Primeiro, deve-se considerar que houve uma produção filosófica oriental e que essa produção influenciou gregos como Tales (que conheceu a cultura babilônica e egípcia). Em segundo lugar, deve-se considerar não que há uma exclusividade grega, mas que houve um modo diferente, por parte dos gregos, em tratar a Filosofia em questão.

Portanto, podemos dizer que a Filosofia ocidental teve sua origem na Grécia, com Tales. Já o termo foi desenvolvido mais tarde, por Pitágoras de Samos, que escolheu as palavras gregas philia (amor ou amizade) e sophia (sabedoria) para formar a palavra philosophia (amigo ou amante da sabedoria). Tales não reconheceu que ele estava fazendo algo inédito no Ocidente e que seu nome ficaria para a história. Foi somente Aristóteles, por volta de 200 anos depois, que o classificou como o primeiro filósofo.

Explicação:

Perguntas interessantes