Português, perguntado por Ghislaine, 1 ano atrás

o qui é prefixo,sufixo e parassintetica?

Soluções para a tarefa

Respondido por jessikml
4
Derivação Prefixal ou PrefixaçãoResulta do acréscimo de prefixo à palavra primitiva, que tem o seu significado alterado. Exemplos: crer- descrer
ler- reler capaz- incapaz

Derivação Sufixal ou SufixaçãoResulta de acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical.Por Exemplo:alfabetizaçãoNo exemplo acima, o sufixo -ção  transforma em substantivo o verbo alfabetizar. Este, por sua vez, já é derivado do substantivo alfabeto pelo acréscimo do sufixo -izar.

Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Por meio da parassíntese formam-se nomes (substantivos e adjetivos) e verbos.Considere o adjetivo " triste". Do radical "trist-" formamos o verbo entristecer através da junção simultânea do prefixo  "en-" e do sufixo "-ecer". A presença de apenas um desses afixos não é suficiente para formar uma nova palavra, pois em nossa língua não existem as palavras "entriste", nem "tristecer".Exemplos:
Palavra Inicial Prefixo Radical Sufixo Palavra Formada mudo emud ecer emudecer alma desal mado desalmado
Respondido por missmarple08
1
Prefixo -> é o termo que antecede o radical da palavra, como por exemplo: PSEUDOpodes, o termo PSEUDO é o prefixo porque antecede o radical.
Sufixo-> é o termo que vem após o radical. Como por exemplo : altivaMENTE, o termo MENTE é o sufixo da palavra pois vem após o radical.
Parassintética -> ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Por exemplo :
ENtristECER
En-sufixo
Trist- radical
ECER-sufixo
Perguntas interessantes