O questionário semiquantitativo de freqüência alimentar (QSFA) tem sido o melhor método de avaliação dietética para estudos epidemiológicos, dada a sua capacidade de englobar períodos longos de tempo, sua confiabilidade e validade relativa. Entretanto, por ser um questionário fechado, ou seja, os alimentos são definidos previamente, sua validade pode ser comprometida por listas incompletas ou excessivas de alimentos, devendo ser validado ou calibrado para cada população. Está também sujeito a erros de informação das freqüências e porções, o que pode prejudicar sua validade e precisão, sendo recomendado o uso de fotos e/ou medidas caseiras.
LOPES, Aline Cristine Souza et al. Ingestão alimentar em estudos epidemiológicos. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 6, p. 209-219, 2003.
Sobre os tipos de estudos na epidemiologia, utiliza-se de várias ferramentas de investigação que contribuem para o entendimento e intervenção no que diz respeito ao processo saúde e doença. Nesse contexto, complete as lacunas a seguir:
Os estudos ____________ tem como objetivo de ____________ sobre a distribuição de um evento que ocorreu na população. Essa distribuição é quantitativa. O estudo ____________ parte de uma “hipótese” que relaciona uma suposta “causa” a um dado “efeito”. Ou ainda pode partir em busca de ____________ que contribuam para o aparecimento de doenças.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
Escolha uma:
a.
analíticos / pesquisar / descritivo / sintomas.
b.
descritivos / pesquisar / descritivo / fatores.
c.
descritivos / informar / analítico / fatores.
d.
analíticos / informar / descritivo / fatores.
e.
analíticos / informar / descritivo / sintomas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
Resposta:
descritivos / informar / analítico / fatores
Respondido por
12
A alternativa C) descritivos / informar / analítico / fatores.
Os estudos descritivos, entre os estudo epidemiológicos, é usado para informar como ocorre o processo de saúde e doença de doenças especificas e que podem ser extrapolados para toda a população.
Já o estudo analítico é mais voltado para a criação de hipóteses em relação a causa e efeito da doença, também relacionado com os fatores predisponentes em relação ao aparecimento da doença.
Em ambos os estudos citados, podem ser usados estudos de casos em associação ou como referência para embasar o estudo.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21339735
Anexos:
Perguntas interessantes