O que você vai ler
O trecho do relato de viagem que você vai ler foi escrito pelo navegador brasileiro Amyr Klink, que já realizou diversas façanhas, como passar um ano inteiro na Antártida e dar a volta ao mundo pela rota mais difícil: a circum-navegação em torno do continente antártico. O texto a seguir faz parte de um livro chamado Cem dias entre céu e mar, em que Amyr Klink relata uma viagem de travessia do Atlântico Sul. O navegador percorreu 7 mil quilômetros, da Namíbia (África) à cidade de Salvador (Brasil), entre 10 de junho e 19 de setembro de 1984. Foi a primeira vez que um homem cruzou sozinho o Atlântico Sul em um barco a remo de 6 metros de comprimento.
Durante a travessia, Amyr registrou, dia após dia, os desafios enfrentados e os pensamentos a respeito do que viu.
Gente leiam os textos: Partir e uma foca solitária de Amyr Klink se vcs pesquisarem acham.
Me ajudem por favor!! É pra amanhã
Amyr Klink. Cem dias entre céu e mar. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 21-22 e 47-50.
1. Com base nas informações do texto e da seção O que você vai ler, responda.
a) O relato trata de que viagem?
b) Quem está realizando a viagem?
c) Quem está relatando essa viagem?
d) Qual é o veículo utilizado na viagem?
e) Como é a região por onde Amyr Klink passou?
2. O texto que você leu apresenta duas partes: em uma delas, Amyr Klink fala dos sentimentos dele em determinado momento da viagem e, em outra, apresenta uma situação de perigo que enfrentou. Quais os títulos dessas duas partes respectivamente?
3. Releia a primeira parte do texto. Como Amyr Klink se sentia em relação à viagem a que se lançou?
4. Amyr Klink planejou a viagem antes de realizá-la. Retire do texto um trecho.
5. Na primeira parte do texto, Amyr Klink demonstra respeito à natureza. Transcreva a passagem que mostra a visão do autor sobre seu relacionamento com a natureza.
6. Releia o título da segunda parte do texto. Que significado ele tem, levando em conta o que foi relatado por Amyr Klink?
7. Mesmo sabendo das dificuldades que enfrentaria na viagem, há situações, na segunda parte do texto, em que o autor se vê apreensivo e surpreso.
a) De qual região era fundamental que Amyr Klink se afastasse rapidamente? Por quê?
b) Qual perigo ele estaria correndo se não se afastasse logo dessa região? Justifique sua resposta.
c) Como Amyr Klink se sente ao avistar as dunas do deserto da Namíbia?
d) Por que ele demonstra esse sentimento?
e) O que aconteceu com o barco que deixou o navegador totalmente incapacitado para agir?
8. Com base no texto lido, é possível imaginar as situações que o navegador enfrentou nessa fase da viagem? Por quê?
9. Você acredita que Amyr Klink teve sucesso em sua travessia? Justifique sua resposta.
10. Se você fosse realizar uma viagem como essa de Amyr Klink, o que seria necessário saber?
Soluções para a tarefa
Olá!
Vamos as respostas:
1 - A) O relato trata da viagem que estava fazendo uma travessia pelo oceano Atlântico do Sul.
1 - B) A pessoas que está realizando a viagem é o próprio Amyr Klink.
1 - C) O individuo que relata a viagem também é o Amyr Klink.
1 - D) O meio de transporte utilizada na viagem é um barco do tipo a rema que possui seis metros de comprimento.
1 - E) A região que ele passa é conhecida por ser perigosa e bastante traiçoeira pois possui ondas altíssimas, com diferenças de temperatura e varias turbulências.
2 - A parte que ele revela seus sentimentos é chamada de "Partir". Já a parte em que mostra a sua situação perigosa é chamada de "Uma foca solitária".
3 - No começo ele estava sentido uma apreensão, mas ainda tinha confiança de que conseguiria resolver todas as adversidades que surgissem no caminho.
4 - A parte do texto que mostra que o mesmo já tinha planejado a viagem, é a seguinte: “Não estava obstinado de maneira cega pela ideia da travessia, como poderia parecer – estava simplesmente encantado. Trabalhei nela com os pés no chão e, se em algum momento, por razões de segurança, tivesse que voltar atrás e recomeçar, não teria a menor hesitação.”
5 - O segmento que ela fala sobre o respeito que possui em relação a natureza é a seguinte: “Não pretendia desafiar o Atlântico – a natureza é infinitamente mais forte do que o homem –, mas sim conhecer seus segredos, de um lado para o outro. Para isso era preciso conviver com os caprichos do mar e deles saber tirar proveito. E eu sabia como.”
6 - O título "A foca solitária" faz uma analogia com o próprio Klink que esta viajando sozinho na imensidão oceânica.
7 - A) A região que ele deveria se afastar imediatamente era a da Costa Africana pelo fato e que existiam ventos fortíssimos que naufragavam diversas embarcações.
7 - B) Outro perigo seria se ele estivesse aos arredores da "Zona proibida dos diamantes". Porque não tinha nenhum local para ancorar.
7 - C) Ele fica chocado pois ele esperava ver apenas água e não terra firme.
7 - D) Porque ele continuou remando por um dia inteiro e queria ter chegado no alto-mar, porém ele ainda acabou voltando para a costa.
7 - E) O acontecimento foram as ondas violentas que emborcaram o seu barco.
8 - Sim, é possível. Pelo fato de que o texto nos faz imergir na historia nos pondo no lugar do personagem principal e conseguimos imaginar com clareza tudo o que ele passou.
9 - Bom essa resposta é bem pessoal, porém acredito que não pelo fato de que um homem sozinho num pequeno barco fazer uma travessia tão grande como essa demoraria muito tempo. Fora o fato dele ter volta para a costa uma vez, antes de chegar no alto-mar.
10 - Os principais conhecimento devem estar relacionados a navegação, como bússolas, mantimentos necessários, conhecimento prévio da rota a ser utilizado etc.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!