O que você sabe sobre o nível de desenvolvimento econômico e
social desses países? (Brasil, Índia, China e África do Sul)
Soluções para a tarefa
Resposta:
São países emergentes
Resposta:
Brasil: A economia brasileira tem uma longa trajetória de desenvolvimento desde a fase colonial, passando pela independência – que preservou as mesmas estruturas produtivas, baseadas nas plantações extensivas de produtos agrícolas de exportação e no trabalho escravo – até o intenso processo de industrialização desde meados do século XX. No último meio século, o Brasil conheceu um processo bem sucedido de fortalecimento de sua base industrial, ao mesmo tempo em que a revolução agrícola nas terras centrais sustentou a constituição de uma potente agricultura comercial.
O Brasil é o oitavo país do mundo em tamanho do Produto Interno Bruto (PIB), que foi de US$ 2,08 trilhões em 2017. O Fundo Monetário Internacional espera que o PIB do Brasil cresça 1,5% este ano, conforme a economia se estabiliza dentro de uma economia global e situação comercial relativamente estável.
Índia: A economia da Índia é a 10º maior economia do mundo. O PIB do país, em 2007, chegou à casa dos U$800 bilhões, com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. A economia indiana é a 2ª que mais cresce no mundo. Contudo, a desigualdade social no país, ao invés de diminuir, aumenta cada vez mais.
A economia da Índia é a sétima maior do mundo em Produto Interno Bruto nominal e a terceira em paridade de poder de compra, bem como a terceira mais desenvolvida da Ásia em termos de PIB nominal, atrás apenas das economias do Japão e da República Popular da China.
China: A China é a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos no mundo, com a média do crescimento do PIB em torno de 10% por ano. Embora apenas um terço da economia seja controlado pelo estado, os setores que são estatalmente controlados são as maiores e mais importantes indústrias do país.
África do Sul: A África do Sul é um grande produtor agropecuário, isso se deve ao fato de existir extensas terras férteis, o que favorece a produção agrícola. Na agricultura, o país se destaca no cultivo de milho, cana-de-açúcar, uva, laranja, já na pecuária as principais criações são de bovinos, aves, caprinos e ovinos.