O que você sabe sobre o matematico Pierre de Fermat?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pierre de Fermat nasceu no dia 17 de agosto de 1601 em Beaumont-de-Lomages, França, e morreu no dia 12 de janeiro de 1665 em Castres, França. Foi advogado e oficial do governo em Toulouse pela maior parte de sua vida. A matemática era o seu passatempo.
Em 1636, Fermat propôs um sistema de geometria analítica semelhante aquele que Descartes proporia um ano depois. O trabalho de Fermat estava baseado em uma reconstrução do trabalho de Apollonius, usando a álgebra de Viète. Um trabalho semelhante conduziu Fermat para descobrir métodos similares para diferenciação e integração por máximos e mínimos.
Fermat é a mais lembrado pelo seu trabalho em teoria de número, em particular para o Último Teorema de Fermat. Este teorema diz que xn + yn = zn não tem nenhuma solução de inteiro (não zero) para x, y e z quando n> 2. Fermat escreveu, na margem da tradução de Bachet de Diofante:
Eu descobri uma prova verdadeiramente notável, que esta margem é muito pequena conter.
É acreditado agora que a "prova" de Fermat estava errada, embora é impossível estar completamente certo disso. Foi demonstrada a verdade da afirmação de Fermat em junho de 1993 pelo matemático britânico Andrew Wiles, mas Wiles retirou a reivindicação de ter uma prova, quando problemas surgiram mais tarde em 1993.
Em novembro 1994, Wiles reivindicou novamente ter uma prova correta. Depois de alguns meses de apreciação das 200 páginas, a sua demonstração é definitivamente aceita.
Explicação passo-a-passo:
espero ter ajudado
Resposta:
Se interessou pela Matemática, através da leitura da Aritmética de Diofanto.
É considerado o Príncipe dos Amadores, pois nunca teve a Matemática como principal atividade na sua vida, dedicando-se à ela em horas de lazer. Mesmo assim, chegou a ser considerado maior Matemático de seu tempo.
Ajudou na criação da Geometria Analítica, em 1629, descrita em um trabalho não publicado (Introdução aos lugares geométricos planos e sólidos). Teve circulação apenas em forma de manuscrito, e mostrava equações gerais da reta, circunferência, e equações mais simples para parábolas, elipses e hipérboles. Partes dessa obra, como o seu método para estabelecer tangentes foram usados por grandes cientistas como Isaac Newton.
Também contribuiu com a Teoria da Probabilidade que desenvolveu junto com Pascal. Ambos determinaram as regras essenciais da probabilidade.
Foi dele também o estudo de eixos perpendiculares, base das coordenadas cartesianas, cujo estudo é atribuído à René Descartes.
De todos os seus legados, o mais lembrado, e que resistiu a mais tempo foi o Último Teorema de Fermat. O teorema afirma que a equação: xn+yn=zn não admite solução no conjunto dos inteiros positivos xx, yy e zz, e nn, para n>2n>2
Explicação passo-a-passo: