Administração, perguntado por alvesthay44, 9 meses atrás

O que você entendeu por inserção no mercado de trabalho?

Soluções para a tarefa

Respondido por Bonnie896
3

O ato de procurar e oferecer força de trabalho é o que chamamos de mercado de trabalho.

Com o passar do tempo, tal realidade tem mudado a sua configuração e o seu modo de acontecer, exigindo que tanto os funcionários quanto as empresas se atualizem.

Nesse contexto de mercado trabalho, estão inclusas ofertas de trabalho do setor público, privado, pessoas físicas, jurídicas, empresas de economia mista, entre outras modalidades empregatícias.

Na prática, o mercado de trabalho é o que proporciona o crescimento exponencial dos setores em geral, que são responsáveis por abastecer e movimentar um país, enquanto oferece subsídios financeiros para os cidadãos se manterem em sua realidade.

Um lado está interligado e depende totalmente do outro, ou seja, a empresa necessita do trabalhador para executar tarefas e, consequentemente, lucrar e crescer, enquanto o funcionário necessita da empresa para suprir os seus gastos cotidianos.

A grande busca por vagas de trabalho, que se diferenciam por benefícios oferecidos ao trabalhador, cargo, nível hierárquico, salário, entre outros detalhes, fez crescer um item muito importante para todos os setores: a competitividade no mercado de trabalho.

Em decorrência, o preparo dos candidatos para concorrer às vagas também se aprimorou com o tempo, a fim de suprir as novas e mais intensas exigências.

Entender o conceito, as características e as tendências do mercado de trabalho auxilia ambos os lados a compreenderem o meio em que estão inseridos e como podem se moldar para uma melhor atuação.

O que Significa Mercado de Trabalho? Significado e Características

Classifica-se o trabalho como um produto pelo qual os trabalhadores atuam como vendedores, os empregadores como compradores e o mercado de trabalho é o espaço onde ocorre toda essa comercialização.

De forma mais simples, o mercado de trabalho é uma expressão utilizada para definir todas as formas de trabalho que possam existir na atualidade, seja trabalho manual ou intelectual que são remunerados de alguma forma.

A força de trabalho é vendida por certos benefícios que, com a aquisição de experiência e ascensão de níveis hierárquicos, tendem a aumentar gradativamente, como é o caso de salários, bonificações, comissões, moradia, comida, entre outros benefícios dependendo da atuação e da empresa.

Educação e o Mercado de Trabalho

A educação está inteiramente ligada ao mercado de trabalho, a partir do momento que colocamos na prática aquilo que aprendemos em cursos (independentemente do nível).

O aumento das oportunidades e a crescente evolução tecnológica fizeram elevar ainda mais o nível de exigência de conhecimentos gerais e específicos como forma de avaliação para o mercado de trabalho.

Atualmente, por mais que um candidato a uma vaga possua anos de experiência em determinada função a qual concorre, este poderá ser deixado para trás se não possuir uma especialização na área.

Além de agregar conhecimento específico para que o empírico aconteça, a educação promove o desenvolvimento da capacidade crítica, lógica, analítica e de decisão, fatores esses que podem contribuir no ambiente empresarial e para o desenvolvimento pessoal do indivíduo.

Por conta disso, grande parte das empresas, principalmente as de médio e grande porte, além de selecionarem funcionários mais preparados intelectualmente, continuam promovendo a educação durante a sua jornada dentro da empresa.

O intuito é, além de agregar conhecimento para ser aplicado nos negócios, gerando mais produtividade e resultados, estimular o crescimento pessoal e profissional dentro da empresa.

Para os empregados, o investimento em educação, tanto para conseguir um emprego, como para manter-se nele, tem retorno em longo prazo ao conseguir promoções, aumento salarial, reconhecimento e novas descobertas profissionais.

Apesar de necessário, muitos estudantes encontram certas barreiras no mercado de trabalho para começar a atuar.

São tantos estagiários se candidatando para uma mesma vaga, que a falta de oportunidades se torna uma realidade para muitos deles.

Em decorrência, alguns, com menor poder aquisitivo, acabam largando os estudos ou “trancando” a faculdade, a fim de esperar um melhor momento financeiro para concluí-la.

Respondido por Beator
3
A inserção no mercado de trabalho se dá pelo primeiro emprego formal de um jovem. Normalmente são dadas condições para tal por meio de agências públicas de emprego, ou através de cursos de formação, ou também por iniciativa das empresas e das universidades privadas.
Perguntas interessantes