O que você entende por uso racional e sustentável da água
Soluções para a tarefa
Explicação:
A escassez de água potável está entre os grandes desafios da humanidade a serem resolvidos pelas gerações futuras, juntamente com a geração de energia, produção de alimentos, melhor distribuição das riquezas, etc. Mas segundo especialistas, a água é uma das necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano no planeta Terra que mais vai gerar conflitos, podendo haver até guerras pela posse da mesma. Também a água está relacionada na lista das bênçãos que Deus proporcionou à nossa nação brasileira. Exemplo temos na recente descoberta do maior aqüífero do mundo, muito maior que o Aqüífero Guarani que todos conhecem, que é o Aqüífero Alter do Chão, localizado na Amazônia, sobre o qual, ouvi boquiaberto um hidrólogo dizer que, com a descoberta deste aqüífero o Brasil soma reservas de água doce com capacidade para abastecer o mundo todo por mais ou menos 200 anos. Isto é um privilégio, porém também uma grande responsabilidade, colocando-nos sob os olhares do resto do mundo. Assim como já nos cobiçam a flora e fauna da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlântica entre outras riquezas, com certeza também já estão de olho no nosso potencial de água doce.
Talvez esta abundância leva a nós brasileiros em geral ainda não termos uma consciência da real necessidade do uso racional da água. Para isso, a primeira e principal medida seria a conscientização das crianças, nas escolas, pois vejo que os adultos são mais difíceis de serem reeducados. Os currículos escolares poderiam ser enriquecidos com matérias específicas de conscientização ambiental, onde os alunos desde os primeiros anos fossem ensinados e incentivados sobre a importância do uso racional dos recursos naturais. Medida esta que com certeza traria resultados satisfatórios a médio e longo prazo.
Mas se você já tem esta preocupação sobre o uso racional da água e quer por em prática, aqui vão algumas dicas: 1) Banho rápido: Muito rápido mesmo, pois a cada minuto de chuveiro ligado lá se vão em torno de 5 litros de água para o ralo; 2) Evite os longos banhos nos carros e nas calçadas; 3) Economize energia elétrica: Acredite, economizando energia elétrica você também estará contribuindo na economia da água que é usada na movimentação das turbinas para geração de energia hidroelétrica; 4) Faça xixi durante o banho: Algum tempo atrás esta prática seria uma grande falta de educação e anti higiênica, porém hoje em dia já é alvo de campanhas até na televisão e também muito eficiente na economia de muitas descargas per captas anuais; 5) Se possível construa sistemas de captação e armazenamento de águas pluviais para futuro uso principalmente nos serviços de limpeza e jardinagem; 6) No que depender de você, procure usar aparelhos hidrosanitários que gastem pouca água, tais como torneiras automáticas, válvulas de descargas mais modernas e econômicas e até vasos sanitários mais eficientes. Estes vasos sanitários diferenciam-se dos comuns devido um furo na base interna do sifão hidráulico, direcionado para a saída do esgoto. No momento da descarga, a saída de água também por este furo potencializa a descarga, usando-se assim menos água para o mesmo serviço; Enfim, a necessidade do uso correto e racional da água é pra ontem e as alternativas são várias. Muitas não dependem só de nós, porém se cada um tiver um pouquinho de consciência ecológica e vontade para agir, teremos água para dar e vender por muito tempo.
Resposta:
Essa mudança pode economizar até 11 litros; * Na hora de lavar roupas: Use a máquina na capacidade máxima; * Na hora de lavar louças: Esfregue toda a louça com a esponja úmida e ensaboada, e depois enxague tudo de uma vez; * Na hora de limpar o quintal, a garagem, as varandas ou a calçada: Não use a mangueira
Explicação:
OK?