Ed. Física, perguntado por alexandrejoigo, 11 meses atrás

O que você entende por capacidades físicas do Surf?

Soluções para a tarefa

Respondido por nicollimelissa3
3

Explicação:

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento.

Muitas vezes deficiências em algumas capacidade físicas podem levar um atleta a experimentar dificuldades para executar com precisão os movimentos da modalidade .

É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas, como surfar.

O fato de ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível de pais para filhos, mas também tem a ver como são treinadas as capacidades ao longo dos anos.

Durante a prática do surf todas elas são exigidas ao máximo, o que sugere ao praticante a aquisição e manutenção de todas elas através de um programa de condicionamento físico específico.

A seguir um roteiro das capacidades físicas e como são utilizadas durante o surf nosso de cada dia e sugestões de treino.

AGILIDADE: Capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção.

Capacidade utilizada em todos os momentos no surf desde a remada até o aéreo rodando.

Ginástica Funcional, exercícios de deslocamento, capoeira, são boas opções para treino.

FLEXIBILIDADE: Capacidade de movimentar as articulações, com amplitude apropriada a cada situação.

Presente em todos os movimentos relacionados ao surf, tanto na remada, quanto na execução das manobras. É um fator determinante, para a conquista e manutenção do ápice técnico.

Para treiná-la, são indicadas sessões de flexibilidade com alongamentos ativos e passivos, yoga, capoeira. Evite treinar flexibilidade antes do surf, para garantir o melhor nível de força e potência muscular.

VELOCIDADE: Capacidade de executar movimentos cíclicos, na mais alta velocidade possível.

Usada em remadas rápidas e manobras explosivas. Na remada, é limitada, principalmente, pela flexibilidade do ombro, características e condicionamento muscular. Nas manobras depende da elasticidade dos músculos da região lombar, tronco e parte posterior das pernas e coxas.

Exercícios resistidos, com ênfase em potência muscular e natação específica ,conferem o efeito desejado.

Equilíbrio: Qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

Necessário em todos os momentos, pois o surf é desenvolvido na água, um elemento dinâmico. Desde a manutenção da postura na remada, até nas manobras mais complexas, é ele, que torna possível os movimentos organizados e a manutenção do surfista em cima de prancha.

Para treiná-lo, a Ginástica Funcional é grande aliada. Manter os grupos musculares do corpo bem condicionados e evitar drogas e o álcool, contribuem e muito.

RESISTÊNCIA: "Capacidade de manter a atividade física, pelo maior tempo possível sem fadiga."

Importante em longas remadas e ondas extensas. Quando bem trabalhada, agiliza o processo de recuperação imediata, que ocorre após um trabalho de força e potência muscular.

Exercícios de longa duração e baixa intensidade, são a melhor forma para adquiri-la,em especial os específicos para o surf.

FORÇA: Capacidade, que garante mover ou suportar uma carga ou peso.

Utilizada em situações de pressão, como no momento de furar a onda e ataque e volta nas junções, principalmente em dias grandes e "onda buraco".

Para o desenvolvimento efetivo, os exercícios resistidos, os funcionais e a natação direcionada trazem os melhores resultados.

APNÉIA

Capacidade, que garante, por um tempo, a manutenção da consciência e funcionamento do corpo embaixo d'água.

Presente nas situações submersas, pode ser a garantia da sobrevivência em situações extremas, em dias de ondas grandes.

Exercícios submersos e na superfície em apneia e a manutenção de uma boa resistência aeróbica, são boas opções para treino e garantem o fôlego. Vale ressaltar a importância do treino ser realizado com supervisão, o que aumenta a segurança na execução.

Vale ressaltar, que somente dando continuidade ao trabalho, é possível alcançar os benefícios do condicionamento físico.

O Sistema de Treinamento: " POWER SURF TRAINING", desenvolvido por mim com base em trabalhos científicos relacionados à área de condicionamento físico, está pronto para deixá-lo 100% preparado para as exigências do SURF e SUP

Perguntas interessantes