Artes, perguntado por sampaiozs, 6 meses atrás

O que você conhece sobre geografia? Que diferença você apresentaria entre uma geografia criada para uma video-dança e uma geografia ao vivo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por alerrandropom43442
0

Resposta:

A videodança é um produto híbrido realizado com a mistura entre o audiovisual e a dança e tem como principal elemento o movimento. É diferente do mero registro documental de um espetáculo porque pressupõe uma adaptação do que é captado do palco para a linguagem televisiva ou a criação de danças concebidas especialmente para a projeção na tela. Isso significa que os movimentos da câmera – travellings, panorâmicas, zoom in, zoom out –, assim como a escolha dos planos, a montagem e a edição das cenas são tão importantes para o resultado final quanto os movimentos capturados pelas lentes. Com isso, o vídeo deixa de ser apenas meio para se transformar em um “sistema de expressão”, conforme descreve o pesquisador Arlindo Machado (1949). Apesar de adotar o termo “vídeo” em sua nomenclatura, a videodança pode ser produzida tanto no meio eletrônico e digital quanto em película cinematográfica.

Os primeiros experimentos no que viria a ser esse campo datam dos anos 1940, com o trabalho de câmera da ucraniana naturalizada americana Maya Deren (1917-1961). A dança já havia despertado o interesse do cinema desde o seu nascedouro, no fim do século XIX e início do século XX, com a produção de dezenas de filmes curtos que, no entanto, registravam apenas bailarinas em ação. Em A Study in Choreography for Camera (1945), Deren foi além ao buscar uma interface entre dança e audiovisual e manusear diferentes perspectivas de tempo e espaço, aprofundando o uso da iluminação e explorando técnicas de edição. Com isso, ela produziu sentidos até então desconhecidos para o audiovisual, originando uma obra considerada seminal para a linguagem cinematográfica ao longo do século e para o desenvolvimento, nos anos 1960, da videoarte, da qual derivaria a videodança.

Explicação:

Perguntas interessantes