O que você conhece sobre a Índia, sua história e economia? E sobre os paí- ses da região do Oriente Médio? O que você sabe sobre as disputas territoriais nessa região? Além do petróleo, quais fatores podem explicar os conflitos no Oriente Médio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Historia da Índia
A Índia é um país asiático localizado no sul do continente, em uma região conhecida como subcontinente indiano. Sua capital é a cidade de Nova Déli. Além de ser um dos maiores países do mundo em extensão, a Índia é o segundo mais populoso, com mais de 1,3 bilhão de habitantes.
Considerado um país em desenvolvimento e parte dos Brics, a Índia é um território essencialmente rural, com a maior parcela da população vivendo no campo, e que depende sobretudo das atividades primárias, como a agricultura e a exploração de recursos naturais. Alguns setores da indústria têm apresentado avanços importantes, não obstante a presença de gargalos estruturais.
Economia da Índia
A Índia possui a segunda maior população do mundo (cerca de 1,1 bilhão), ficando atrás somente da China (1,3 bilhão de habitantes). Economicamente, a Índia tem crescido de forma significativa, especialmente no seguimento industrial, isso após a descolonização europeia que ocorreu na segunda metade do século XX.
Atualmente, a Índia figura com uma economia emergente. Segundo o Fundo Monetário Internacional, o país é a 12° economia do mundo.
A economia local gira em torno da exploração de produtos primários, com destaque para o petróleo e o gás natural.
Essa nação vem apresentando um crescimento anual de cerca de 6,3% nos últimos anos; dentre os principais fatores estão as multinacionais instaladas no país. Os principais atrativos que levaram essas empresas a se instalarem na Índia foram o elevado número de mão-de-obra com baixo custo e o enorme mercado consumidor.
País do Oriente Médio
Oriente Médio é uma região do globo, localizada na Ásia, em uma zona de confluência do continente asiático com a Europa e a África, também é formado por Afeganistão, Arábia Saudita, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Historicamente a região foi ocupada por diversas civilizações assim como por dominadores estrangeiros. A história da região é marcada, ainda, pela extensa lista de conflitos militares que ocorreram no seu território.
Localizado em uma zona árida de clima desértico, o Oriente Médio possui uma geografia marcada pela escassez de precipitações.
Disputas territoriais
Um dos mais importantes e duradouros é o conflito entre Israel e Palestina, que teve início com o estabelecimento dos territórios árabes palestinos, que correspondem atualmente à Faixa de Gaza e a áreas na Cisjordânia, e a delimitação do estado de Israel, em 1948.
Outros conflitos nessa mesma porção do território do Oriente Médio foram a Guerra de Suez (1956), a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973), envolvendo mais países além de Israel e do território palestino, como Egito, Jordânia e Síria.
A Revolução Iraniana, que ocorreu no ano de 1978, promoveu transformações profundas de caráter político e social no Irã, culminando no rompimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos, que eram, até então, um aliado do país, e desencadeando uma nova fase de confrontos com o seu país vizinho, o Iraque.
Dois anos mais tarde, teve início a Guerra do Golfo entre Iraque e Kwait, com intervenção dos Estados Unidos. O conflito se estendeu entre 1990 e 1991.
Além de petróleo, quais fatores pode explicar os conflitos no Oriente Médio
Os conflitos ocorrem, na maioria das vezes, por fatores geoestratégicos, como o controle do petróleo, gás natural, rivalidades locais e conflitos religiosos entre cristãos, judeus e muçulmanos xiittas e sunitas.