“O que vem acontecendo desde o início deste milênio é o que conhecemos como “salto de espécies”. O vírus vai de uma espécie onde ele é o parasita habitual para a espécie humana.” O trecho acima é parte de uma entrevista dada, pelo médico infectologista Estevão Portela Nunes, ao site do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no dia 09/03/2020. O infectologista se referia ao Covid-19. Porém não é a primeira vez que um vírus de outra espécie animal consegue infectar seres humanos (o que ele chamou de “salto de espécies”).
Sobre o “salto de espécies” é correto afirmar que: *
a) Ocorre apenas de uma espécie de mamífero para outra, devido à maior proximidade evolutiva entre as espécies.
b) O caso do novo coronavírus foi o primeiro “salto de espécies” conhecido.
c) Mercados onde animais são mantidos vivos, tráfico de animais e desmatamento podem facilitar o “salto de espécies”, pois acaba por aproximar animais que não se encontrariam facilmente na natureza.
d) No “salto de espécies” os vírus mantém seu DNA original de uma espécie para outra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) c) Mercados onde animais são mantidos vivos, tráfico de animais e desmatamento podem facilitar o “salto de espécies”, pois acaba por aproximar animais que não se encontrariam facilmente na natureza.
2) a) Lavar as mãos com água e sabão e distanciamento social.
Explicação:
Ta certo...confia na mãe
Sobre o “salto de espécies” é correto afirmar que:
C) Mercados onde animais são mantidos vivos, tráfico de animais e desmatamento podem facilitar o “salto de espécies”, pois acaba por aproximar animais que não se encontrariam facilmente na natureza.
O "salto de espécies" é um fenômeno que ocorre quando uma doença especifica de um animal, consegue se adaptar a outro animal, isso é particularmente perigoso em seres humanos, pois somos muito susceptíveis.
Epidemias como a do ebola na África, a dengue no Brasil e o HIV no mundo inteiro, surgiram dessa forma, foram sucessivos "saltos de espécies" até atingir o ser humano.
A pandemia de COVID-19 que estamos vivendo agora também é fruto de um salto de espécies. Os mercados de animais e o consumo de animais exóticos favorecem esse tipo de problema.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17002953