História, perguntado por leonardotecchi, 1 ano atrás

o que vem a ser um governante déspota esclarecido?

Soluções para a tarefa

Respondido por phmaldanis
2

Boa noite,

Vamos recordar que o Iluminismo ou Ilustração, que mais tarde deu origem ao Liberalismo, foi uma filosofia de carácter burguês. Onde acreditavam que a razão e a luz era responsável por conduzir o homem a verdade, tendo como princípios básicos:

- racionalismo

- naturalismo

- igualdade perante a lei/jurídica

- anticlericalismo



Dentre os pensadores do Iluminismo tivemos Rousseau que ao contrario dos outros pensadores, que eram monarquistas liberais, foi um defensor da democracia. Em seu livro O Contrato Social, dizia que o Estado deveria representar a vontade geral da maioria da população, ou seja, da maioria dos cidadãos.



Obs: vamos lembrar que no Iluminismos, eles acreditavam quem quem deveria governar era as pessoas iluminadas ou seja as com mais escolaridades, logo os Burgueses, tendo então uma forma de governo censitária.



Agora o Despotismo Esclarecido, onde despotismo é sinônimo de Absolutismo* e Esclarecido significa ideias Iluministas. Sendo assim é considerado "déspotas esclarecidos" aqueles Monarcas Absolutistas europeus, que implementaram mudanças administrativas, econômicas, educacionais ou sociais visando as ideias iluministas, mesmo implicando na diminuição do seu poder. Temos como principais déspotas esclarecidos: Catarina II da Rússia, Marquês de Pombal, Carlos III da Espanha entre outros.



*O Absolutismo é onde o Rei/Soberano/Monarca concentra todos os poderes em sua mão, sendo eles o militar, jurídico, tributário entre outros.



Espero ter ajudado, PH

Respondido por Britoprof
0

Resposta:

Nele, o poder é concentrado em um único governante arbitrário, o déspota (do grego despotes – senhor). Marcado por características autoritárias, ele se diferencia de outras formas tirânicas de governo, como absolutismos, autocracias e ditaduras, por não encontrar oposição expressiva do povo

Explicação:

Perguntas interessantes