o que vc gostaria de aprender na disciplina de técnicas agrícolas mesmo com as aulas a distância?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Curso Técnico em Agricultura – saiba tudo sobre a profissão
Apesar do avanço de muitas áreas no mercado brasileiro, a agricultura é, sem dúvidas, uma das que permanecem em destaque. Isso porque o país é o maior exportador mundial de diversos produtos que saem desse setor, como o café, a soja etc.
Com sua grande importância para economia e constante transformações em relação aos processos e tecnologias, a agricultura busca cada vez mais profissionais qualificados e certificados. Para isso, o curso técnico é considerado uma ótima alternativa!
É a partir da formação técnica que o estudante aprende a planejar ações e operacionalizar equipamentos de maneira rápida e eficaz, tornando a busca por uma colocação no mercado muito mais fácil.
Se você tem interesse em ingressar uma carreira no setor da agricultura e curtiu a ideia de começar com um curso técnico, vamos te explicar tudo sobre a formação na área. Acompanhe por aqui ?
O curso técnico em agricultura
O profissional técnico em agricultura, de maneira geral, é formado para atuar em diferentes vertentes do agronegócio. Seu principal propósito é desempenhar funções no planejamento, execução e monitoramento de todas as etapas da produção agrícola.
As atividades atribuídas ao profissional de agricultura formado por um curso técnico contemplam ações que visam o aperfeiçoamento dos processamentos das matérias-primas de origem vegetal, bem como a conservação do meio ambiente pensadas em todas as suas intervenções.
Para se tornar um técnico em agricultura é preciso ter, principalmente, gosto pela natureza e zona rural. Isso porque suas funções são desempenhadas 100% nesses ambientes e o profissional irá lidar com fatores que estão envolvidos nesse meio.
Como funciona o curso técnico em agricultura?
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), documento que reconhece os títulos de cursos técnicos disponíveis e válidos nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC), dentre as ocupações de um técnico em agricultura estão o planejamento, organização, controle e propagação das espécies vegetais sustentáveis. Para isso, desenvolve o manejo do solo e água mediante práticas conservacionistas, projeta e implanta sistemas de irrigação e drenagem, opera máquinas e implementos agrícolas e promove o manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas.
O profissional da área também se torna apto para aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos do setor agrícola, além de planejar, fazer a gestão e controlar toda a produção. Também é sua atribuição a supervisão da colheita e pós-colheita das principais culturas e a administração das propriedades rurais.
A auditoria do setor agrícola também pode acontecer com o parecer de um técnico. Com suas habilidades desenvolvidas a partir do curso de especialização, o profissional elabora laudos, perícias, pareceres e relatórios para indústrias e empresas do segmento.
Quem pode fazer um curso de técnico de agricultura?
Para começar um curso técnico em agricultura, o estudante deve ter, pelo menos, 16 anos de idade e concluído ou matriculado no segundo ano do ensino médio em uma escola regular, pública ou privada.
Áreas de atuação
Ainda de acordo com o CNCT, o técnico agrícola possui registro na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) que é identificado com a numeração 321105. Dentre os setores que empregam o profissional, estão:
Propriedades rurais;
Empresas de produção e consultoria agrícola;
Instituições públicas ou privadas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa;
Indústrias de processamento de produtos de origem animal e vegetal;
Comércio do