o que uma base forte ? qual sua diferença para uma base fraca ? dê exemplo
Soluções para a tarefa
Nós classificamos as bases como fortes ou fracas com base no grau de dissociação delas, dissociar significar separar, ou seja, esse íon OH- quando jogamos essa base em água, ele solta e, dependendo de quantos íons OH- ( chamamos de hidroxila ) são liberados, podemos falar se uma base é forte ou fraca.
Lembrando que o OH- sempre vai ser OH-, não vai existir OH-2, OH-3, etc...
Exemplos :
Olha só o hidróxido de sódio, NaOH-
Ele quando jogamos em água, só vai DISSOCIAR uma hidroxila ( OH-)
No caso do Ca(OH)2 ( o hidróxido de cálcio ), vai dissociar duas hidroxilas.
E assim vai ser, o número que estiver acompanhando o OH-, é o número de hidroxilas que vão ser dissociadas.
Classificação quanto ao grau de dissociação (α):
Essa classificação é a mais importante, pois mede a força da base. Representa a porcentagem de íons hidróxido da base que se dissociam em água. A fórmula utilizada para calcular o grau de dissociação α das bases é:
Número de hidroxilas que dissociaram ÷ total possível de dissociar
Nem sempre tudo vai dissociar, e tem algumas exceções que vale a pena você pesquisar.
Geralmente, a temperatura de 18 ºC, se o valor der maior que 50% corresponde a uma base forte, podendo chegar a aproximadamente 100%, como mostra o caso do hidróxido de sódio (NaOH), cujo grau de dissociação é de 95%. Já as bases fracas possuem o grau de dissociação igual ou menor que 5%.
E a menos usada é em relação a solubilidade em água:
As bases podem ser classificadas como solúveis, pouco solúveis ou praticamente insolúveis em água. Essa classificação é importante porque a solubilidade está diretamente relacionada com o grau de dissociação delas, que, como vimos, representa sua força. Quando mais dissolvida a base, maior será o grau de dissociação, com exceção apenas do hidróxido de amônio (NH4OH), que embora se dissolva facilmente em água, possui um grau de dissociação muito pequeno.