O que um limão pode revelar sobre sua personalidade
Um estudo publicado em 2014 sugere que podemos usar o limão para testar o quanto uma pessoa tem de empatia. Com a intenção de elaborar um teste mais objetivo, Florence Hagenmuller e seus colegas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, pediram a voluntários para colocarem na boca três rolinhos de algodão e assistirem a dois vídeos de um minuto. O primeiro vídeo mostrava um homem cortando e comendo um limão; e o segundo exibia o mesmo homem pegando bolas coloridas de uma caixa e as colocando sobre uma mesa. Depois, os pesquisadores pesaram os rolinhos de algodão e descobriram que, de maneira geral, os participantes salivavam mais ao assistir ao homem com o limão. Isso é um exemplo do que psicólogos chamam de "ressonância autonômica" — a maneira como automaticamente imitamos o estado fisiológico das outras pessoas
Suponha que, durante esse experimento, notou-se que o rolinho de algodão de um dos participantes estava seco. Após discussão, os pesquisadores o diagnosticaram com hipossalivação e o orientaram a procurar um médico, porque esse fluido aquoso é importante para a
A)
digestão inicial dos alimentos devido ao seu meio ácido.
B)
gustação dos alimentos, com o auxílio do seu meio básico.
C)
liberação de hormônios na cavidade bucal e na faringe.
D)
manutenção da oleosidade bucal, pois contém lipídios.
E)
proteção da mucosa oral, com a prevenção de patógenos.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é letra E.
Essa alternativa foi escolhida mais por eliminação, uma vez que nenhuma alternativa aparentemente está 100% correta. A saliva é um líquido produzido por glândulas salivares presentes em nossa região da cabeça e pescoço.
Seu pH é neutro, próximo de 7 (o que já elimina as alternativas A e B) e tem como função principal, além de facilitar a deglutição dos alimentos por umedecê-los, de atuar sobre a digestão inicial dos carboidratos, através da enzina ptialina.
Ela não possui função de liberação de hormônios próprios dela na saliva e nem é responsável por produzir lipídios. Ficamos portanto com a alternativa E, já que realmente a saliva possui uma ação protetora inicial contra invasores, atuando como proteção da mucosa oral e do trato gastrointestinal.