História, perguntado por larapvelhocosta, 1 ano atrás

O que um exército tem a ver com a centralização dos governos?
Matéria 8º ano, A África no tempo do tráfico de escravos.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrina017
8

A compreensão do significado político do tenentismo passa necessariamente por uma análise do Exército, enquanto organização; nessa perspectiva, o fenômeno mais abrangente e significativo, ao longo da Primeira República, foi o processo de modernização e profissionalização das Forças Armadas brasileiras.

Desse processo privilegiamos três aspectos principais: o estabelecimento do serviço militar obrigatório; a profissionalização crescente do ensino militar; a modernização do equipamento e da estrutura organizacional do Exército brasileiro.

Limitamos nossa análise ao Exército por várias razões. Ele foi (e continua sendo) a mais poderosa das três armas, tanto do ponto de vista político, quanto do ponto de vista organizacional (a Aeronáutica apenas começa a ser criada já no fim da Primeira República). O movimento tenentista se desenvolveu prioritariamente entre oficiais do Exército, sendo mais reduzida a participação da Marinha. Além dessas razões, já suficientemente fortes, acrescenta-se o fato de que são muito raros os estudos sobre a evolução da Marinha brasileira.

Perguntas interessantes